Administrada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, a Clínica do Pet foi entregue à população em abril deste ano. O equipamento é uma antiga reivindicação da população e oferece diversos serviços, tanto clínicos quanto cirúrgicos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo distribuídas dez fichas presenciais para os tutores que se dirigem até a Clínica e dez fichas de atendimentos são reservadas aos animais de tutores que fizeram o agendamento pelo aplicativo Prefeitura Conectada, totalizando 20 fichas diárias de consultas novas. Diariamente também são distribuídas 20 fichas de retorno, para acompanhamento dos animais que passaram por procedimentos na unidade.
Das 8h30 às 16h são avaliados os animais que chegam à Clínica ao longo do dia. Quando algum deles é classificado como em estado de urgência ou emergência o mesmo é atendido.
O secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, destacou que a Clínica do Pet é uma ação pioneira no serviço público da Paraíba. “A gestão inovou e atendeu a uma antiga reivindicação da população. Esse equipamento oferece, antes de mais nada, qualidade de vida para os nossos animais. Junto ao Castramóvel, que está circulando pelos bairros e ao futuro Hospital Municipal Veterinário, teremos uma rede de cuidados completa, contribuindo para a saúde dos bichos e da população também, considerando que estamos reduzindo o índice de zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais para as pessoas”, concluiu.
Exames – A Clínica do Pet oferta exames hematológicos como hemograma, função renal, uréia, creatinina, enzimas hepáticas – ALT (glutamato-piruvato transaminase) e FA (fosfatase alcalina), proteína total e frações e urinalise. Também são ofertados exames de diagnóstico por imagem como ultrassonografia abdominal e radiografias. Não são feitos exames de zoonoses, nem de cães nem de gatos, como a testagem para esporotricose e leishmaniose. Essas duas testagens são feitas exclusivamente no Centro de Controle de Zoonoses.
Equipe e procedimentos – A Clínica dispõe de médicos veterinários de segunda a sexta-feira, tanto na clínica médica como na cirúrgica e também de ortopedia, conforme escala. Após a realização dos exames, o médico veterinário especialista avalia a necessidade ou não de cirurgia e quando é necessário é feito o agendamento. A Clínica do Pet não tem sistema de internação. Todos os procedimentos realizados permitem que o animal faça a recuperação sob os cuidados do tutor.
Atendimentos – É feito o atendimento de um animal por tutor e no caso dos serviços de castração a Prefeitura dispõe de um programa específico para as protetoras de animais cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente, que podem agendar até cinco animais, para que o procedimento seja feito no Castramóvel.
Estrutura e cirurgias – A Clínica do Pet possui seis ambulatórios, seis consultórios, dois centros cirúrgicos, uma sala de raios-X e uma sala de ultrassom. No equipamento são ofertadas cirurgias oncológicas de mastectomia e retirada de nódulos. Também são feitas cirurgias ortopédicas (osteossíntese), em membros como patas, que precisam de colocação de placas e parafusos. Não são feitas cirurgias da coluna e cirurgias em animais tipo toy, que são animais de pequeno porte. Também são ofertadas cirurgias oftalmológicas de retirada do globo ocular, que são as cirurgias de nucleação. Não são feitas cirurgias de catarata e outros procedimentos oftalmológicos.
A Clínica do Pet fica na Rua Marechal Almeida Barreto, 520 – Centro, por trás do Mercado Central.
- Secom-JP
Discussion about this post