De acordo com o edital, além do formulário de inscrição, o candidato deve anexar requerimento ao coordenador do curso; carteira de identidade ou documento equivalente; fotografia 3×4; certidão de casamento caso haja mudança de nome; comprovante de quitação militar para pessoas do sexo masculino; comprovante de quitação eleitoral; cópia frente e verso do diploma de graduação e do histórico escolar de graduação; carta de liberação da instituição onde trabalha; e declaração de que atua na assistência especializada a pessoas com doenças crônicas progressivas.
A pós-graduação em Cuidados Paliativos será promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos do Centro de Ciências da Saúde da UFPB e conta com a parceria do Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Rede Ebserh.
Segundo a presidente da Comissão de Seleção, professora Solange Costa, a primeira turma foi formada em setembro de 2019, de modo pioneiro na Paraíba, representando um grande avanço na formação de profissionais especializados e na discussão sobre a importância da assistência humanizada ao paciente.
“Nossa finalidade principal é capacitar os profissionais de saúde que atuam no cuidar de pacientes com doenças incuráveis, desde o diagnóstico até a fase de final de vida. Além de trabalhar para propiciar uma assistência humanizada à família durante todo o enfrentamento da doença, inclusive no processo de luto”, enfatizou Solange.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar da seleção profissionais com formação superior nas áreas de: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, que exerçam atividades em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e em Serviço de Atenção Domiciliar do município de João Pessoa, prestando assistência especializada a pessoas com doenças crônicas progressivas com, no mínimo, um ano de atuação.
Das 30 vagas ofertadas, 15 são reservadas a profissionais do HULW; 12 para funcionários de unidades hospitalares ligadas ao SUS que oferecem assistência a pessoas com doenças crônicas degenerativas; e três a colaboradores do Serviço de Atenção Domiciliar do município de João Pessoa-PB.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Discussion about this post