Com a finalidade de diminuir a propagação do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) adotou a ação de higienização e desinfecção de ambientes públicos como trabalho permanente. Nesta terça-feira (12), a equipe da força-tarefa que é formada por 40 profissionais esteve na comunidade Santa Clara, no bairro do Castelo Branco, além da sede da Guarda Municipal de João Pessoa, no Centro, e na Associação Promocional do Ancião (Aspan), no bairro do Cristo Redentor.
Com a equipe da força-tarefa realizando a ação de segunda à sexta-feira, mais de 150 lugares públicos da cidade já foram higienizados, como as quatro Unidades de Pronto Atendimento (Upa’s), hospitais, escolas, creches, mercados públicos, feiras livres, paradas de ônibus e diversas ruas e avenidas de diferentes bairros da Capital.
“Esta não é a primeira vez que o trabalho de higienização e desinfecção da Aspan acontece, já que é um local que abriga idosos que são considerados grupos de risco pela Organização Mundial de Saúde. Esse trabalho é permanente no local, assim como em outros abrigos da cidade”, afirmou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa.
O produto hipólito de sódio, utilizado na ação de higienização, é aplicado nas áreas internas e externas dos ambientes. “Inicialmente o objetivo era higienizar apenas unidades de saúde, além de mercados públicos e feiras livres, mas a ação foi de um sucesso tão grande que nós tivemos que expandir para outras áreas”, ressaltou Noé Estrela.
Secretarias envolvidas – O trabalho de higienização é feito através de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde (SMS), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Discussion about this post