O presidente Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), Eduardo Cunha, participou, na tarde desta quarta-feira, (31), da assinatura de um convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado o Hospital São Francisco, de Patos, e tem como objetivo ampliar os atendimentos na área de alta complexidade no interior do Estado.
Nós temos que parabenizar as ações da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba na interiorização do atendimento à população, levando ações de alta complexidade para o interior do Estado e outros procedimentos que serão realizados pelo hospital e, com isso, oferecendo para todo o Sertão da Paraíba melhorias no atendimento à saúde.
Eduardo Cunha disse ainda que a Secretaria de Estado da Saúde está levando também serviços na área de oncologia para o interior do Estado trazendo alívio para aqueles pacientes que precisam se deslocar para Campinha Grande e João Pessoa em busca de atendimento especializado e de alta complexidade. “Por isso, nós apoiamos essa interiorização de maneira efetiva” destacou Eduardo Cunha.
O coordenador Estadual de plenárias do Conselho Nacional de Saúde, Jamacyr Justino, também falou sobre a importância desse convênio. De acordo com ele, o convênio vai proporcionar atendimento médico de alta complexidade a quem mais precisa que são os usuários do SUS, sem a necessidade dessas pessoas terem que se deslocar do Alto Sertão para a Campina Grande e João Pessoa em busca de atendimento médico especializado . “ Então, essa interiorização dos serviços de saúde vai melhorar bastante a vida dos pacientes que moram nas cidades mais distante”, finalizou Jamacyr Justino.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Claudemir Bento, agradeceu ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde como também ao empenho do presidente do Conselho Estadual de Saúde, (CES-PB), Eduardo Cunha nesse processo de descentralização dos serviços de saúde de alta complexidade para o interior do Estado.
“Enfim, estamos tendo o SUS que nós construímos a cada dia e com esses serviços funcionando aqui no Sertão e Alto Sertão, e não precisaremos mais transportar pacientes em ambulâncias de urgência para ser atendidos nos maiores centros como Campina Grande e João Pessoa.”, destacou.
Discussion about this post