O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, vai ter que apresentar até esta sexta-feira (29), ao Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), a escala médica do fim de semana. O órgão recebeu denúncia de que a unidade estaria com apenas uma pediatra para atender cinco setores no período citado.
Denúncias feitas no CRM-PB apontam que a médica teria que atender os pacientes da enfermaria, da emergência, os internados na enfermaria de cuidados especiais, e ainda fazer sala de parto e acompanhar as pacientes do ‘método canguru’.
O CRM-PB, então, solicitou nessa quarta -feira (27) que a direção técnica do HU encaminhe ao Conselho a escala de médicos para o final de semana, até esta sexta-feira (29). “É humanamente impossível um médico atender sozinho a todas estas áreas. É um absurdo que precisa ser corrigido imediatamente para que o atendimento da população não seja comprometido”, destacou o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.
O CRM-PB já entrou em contato também com a diretoria geral do HU, informando da necessidade de mais médicos, e comunicará ainda nesta quinta-feira (28) ao Ministério Público Federal (MPF) no estado, solicitando providências urgentes. “Vamos aguardar até amanhã a entrega da escala médica e, a partir daí, iremos ao hospital para vermos como resolver este problema sem que haja prejuízo no atendimento às pacientes”, completou o diretor de fiscalização.
Discussion about this post