A Coordenadoria de Defesa Civil de João Pessoa trabalha, nesta quarta-feira (15), com ações para minimizar os impactos negativos das chuvas. Foi realizada, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a limpeza das galerias pluviais do bairro Cabo Branco, dos rios Jaguaribe e Cuiá, e no canal de passagem do rio Jaguaribe, no retão de Manaíra.
Com a possibilidade de chuvas, a Defesa Civil trabalha para evitar a ocupação de áreas de risco, como trechos do Bairro São José. “Verificamos que havia construções irregulares às margens do rio Jaguaribe, sem moradores e, para evitar uma reocupação, os imóveis foram demolidos”, comentou Nóe Estrela, coordenador da Defesa Civil. No ano passado, 159 famílias foram realocadas, devido aos impactos das fortes chuvas de junho.
O trabalho contou com as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Sedurb e a Polícia Militar. Noé Estrela frisa que as construções irregulares no bairro São José estão localizadas em área de preservação permanente (APP) e apresentariam perigo a quem viesse a habitar o local.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa entregou, em dezembro de 2018, o Residencial Novo São José, com 336 apartamentos, que recebeu famílias que moravam no bairro em condições subumanas e agora vivem uma nova realidade em seus novos lares. Na primeira etapa do projeto, os trabalhos contemplaram o bairro com áreas de convivência e para a prática de atividades físicas, esportivas e culturais.
Discussion about this post