Com o objetivo de promover a discussão em torno da violência e sinistros nas vias e rodovias da Paraíba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) promove palestras, blitzen e ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), anualmente celebrada no período de 18 a 25 de setembro. No Estado, a abertura será antecipada para a próxima sexta-feira (15), às 8h, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).
Por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema da SNT 2023 será o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “No trânsito, escolha a vida!”, em referência à necessidade de se escolher o comportamento certo, na hora de dirigir um carro, pilotar uma moto ou como ciclista e pedestre. O propósito é envolver todos os responsáveis por um trânsito mais seguro, humano e harmonioso.
A abertura oficial vai contar com as presenças de representantes do Governo do Estado e de demais órgãos envolvidos com o Sistema Nacional de Trânsito. Será presidida pelo superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, com participação da coordenadora de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira. O evento seguirá com a palestra “A importância do equilíbrio emocional dos agentes de trânsito em meio às tensões nas blitzen da Lei Seca”, proferida pelo professor Deusimar Guedes.
Na programação desta segunda-feira (11), uma escola do município de Bananeiras recebe uma ação educativa, a partir das 14h. Nos dias seguintes, as mesmas equipes da Coordenação de Educação para o Trânsito, em parceria com agentes da Lei Seca, seguem para as cidades de Alagoa Grande e Areia (nesta terça, dia 12); Sumé e Monteiro (nesta quarta, dia 13); Remígio e Campina Grande (na quinta, dia 14). A ideia é envolver os condutores do interior do Estado na discussão sobre segurança no trânsito dessas localidades.
A programação completa segue abaixo, com a solenidade de encerramento marcada para o dia 27, encerrando com a entrega de premiação para os estudantes vencedores do Concurso Redação Nota 1000, em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado da Paraíba.
Discussion about this post