“Parceria Contra o Desperdício” e “Todos à Mesa” são iniciativas apoiadas pelo Instituto GPA, que doa mais de 180 toneladas de alimentos por mês
Celebrado neste dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e também fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo.
Reconhecido mundialmente por sua produção agrícola e diversidade culinária, o Brasil enfrenta um problema crítico: o desperdício de alimentos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 10º colocado no ranking de países que mais desperdiçam comida. Cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, de acordo com dados do IBGE, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.
Para ajudar a mudar esse cenário, o GPA – um dos maiores varejistas do país – vem trabalhando com o apoio de mais de 360 instituições sociais com o programa “Parceria Contra o Desperdício”, que operacionaliza a destinação de frutas, legumes e verduras das lojas do GPA para organizações sociais e bancos de alimentos em todo Brasil.
Todos os meses, são doados mais de 180 toneladas em produtos que não estão esteticamente atrativos para venda, mas são apropriados para o consumo. Só em 2022, as doações de alimentos da companhia em todo o país ultrapassaram 2 mil toneladas. A iniciativa também contribui para a redução do desperdício de alimentos nas operações das próprias lojas.
Além deste programa, no ano passado, o GPA também aderiu ao movimento “Todos à Mesa” – primeira coalizão brasileira que reúne empresas e organizações que buscam contribuir para a redução dos impactos da fome e do desperdício de alimentos no Brasil, por meio do fortalecimento de redes de redistribuição de comida, dos bancos de alimentos, conscientização sobre o tema e estímulo de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos.
Criado em 1995, o programa Parceria Contra o Desperdício operacionaliza a destinação de frutas, legumes e verduras das lojas do GPA para centenas de organizações sociais e bancos de alimentos em todo Brasil. O programa está alinhado ao 2º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que prevê acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Discussion about this post