Projeto, que tem o apoio do Instituto MRV, funciona há 12 anos, oferecendo educação básica no canteiro de obra, que vai além da alfabetização, incluindo disciplinas como Educação Financeira e Preparatório para o Encceja
Com 9,3 milhões de pessoas analfabetas no Brasil, sendo 90% adultos com mais de 40 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, divulgada em março deste ano, prova-se que o cenário da educação nacional traz muitos desafios para sociedade. A MRV, maior construtora da América Latina, pensando na melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários e aproveitando a oportunidade de levar a escola para o ambiente de trabalho, implementou em seus canteiros de obra, em todo o país, o Escola Nota 10 (EN10), projeto de alfabetização que já propiciou que mais de 4 mil adultos, pudessem desenvolver a leitura e escrita.
Para muitos trabalhadores da construção civil, a formação educacional é uma deficiência comum, por dificuldades pessoais que passam pela falta de oportunidades, necessidade financeira e de tempo para se dedicar aos estudos regulares, entre outros fatores.
“Uma forma que encontramos de apoiar os operários foi atuar nessa gestão de tempo entre o trabalho e a sala de aula, implementando o EN10 durante o expediente. E não paramos por aí. Por meio do contato diário com os trabalhadores, podemos identificar outras necessidades de aprendizagem, além da alfabetização, e implementar nas aulas do projeto”, aponta Raphael Lafetá, Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV. “Nossa meta é atingir 100% dos trabalhadores nos canteiros de obras alfabetizados”. Destaca o diretor.
Além de disciplinas complementares como Educação Financeira e Inclusão Digital, este ano, o EN10 incluirá o básico fundamental e aulas direcionadas ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Ao lado das aulas preparatórias para o exame, os alunos também receberão consultoria de como se inscrever e pegar o resultado da prova.
Eva Evelyn, uma história de esperança e superação
Entre tantas histórias de superação de pessoas que passaram pelo projeto, a de Eva Evelyn, com 46 anos de idade e há 26 anos afastada da escola, é uma das que mais chama atenção. Mãe, avó e aluna da turma do empreendimento Residencial Berati, a auxiliar de limpeza retomou os estudos por meio do Escola Nota 10 há um ano, mostrando determinação ao prestar, mesmo com pouco tempo de retorno às aulas, a prova do ENCCEJA. Seu objetivo é fazer o curso Técnico em Segurança do Trabalho e afirma que outro ponto principal para ter retomado os estudos é poder auxiliar os netos com as lições de casa.
“O Projeto nos últimos anos se estabeleceu numa parceria com o Alicerce Educação gerando um impacto social imenso nos canteiros de obra da empresa por todo o Brasil. Atualmente, temos 18 escolas ativas e mais 11 em fase de implantação, demonstrando a expansão de nossa missão educadora”, declara Marcelo Vilela, Gestor educacional da Alicerce Educação, empresa responsável pela metodologia e padronização das aulas da Escola Nota 10. Escola Nota 10: educação sem barreiras
Com o apoio do Instituto MRV, lado social da MRV&CO, o Escola Nota 10 tem gerado histórias inspiradoras de progresso. Principalmente aos trabalhadores que previamente não tiveram acesso à educação formal, encontram no programa a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para aprimorar suas vidas. Com 12 anos de história na MRV, desde o início do programa foram mais de 50 escolas criadas em regiões do Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Educação que vai além de seus canteiros
A MRV&CO acredita que a educação é o principal caminho para a transformação, do indivíduo e da sociedade. Por isso, investe e apoia ações que tenham como foco a propagação do conhecimento. Desde 2014, o Instituto MRV, organização sem fins lucrativas, desenvolve ações que dão mais oportunidades para os nossos realizadores do futuro.
Isso acontece em diferentes frentes de trabalho: com o incentivo ao voluntariado de colaboradores; com investimentos em projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC) selecionadas em chamamento público e com suporte para educação de filhos dos funcionários MRV&CO de várias idades. Além disso, por meio do Instituto iungo, é realizado um trabalho que corrobora com a estruturação de redes de práticas de ensino, produção de materiais e troca de experiências para apoiar a qualificação de milhares de professores de escolas públicas.
Em uma década de atuação, o Instituto MRV já impactou mais de 3,7 milhões de pessoas de forma direta e indiretamente e cerca de R$ 44,6 milhões foram investidos em ações em prol da educação.
Discussion about this post