Em pouco mais de dois meses de atendimento a Clínica Pet da Prefeitura de João Pessoa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), já atendeu mais de mil cães e gatos. A Clínica, que fica na Avenida Marechal Almeida Barreto, 520 – Centro, por trás do Mercado Central, oferece diversos serviços, tanto clínicos como cirúrgicos.
A Clínica Pet foi entregue à população de João Pessoa em abril deste ano e oferece exames hematológicos como hemograma, função renal, uréia, creatinina, enzimas hepáticas – ALT (glutamato-piruvato transaminase) e FA (fosfatase alcalina), proteína total e frações e urinalise. Também são ofertados exames de diagnóstico por imagem como ultrassonografia abdominal e radiografias, além das cirurgias.
A Clínica dispõe de médicos veterinários de segunda a sexta-feira, tanto na clínica médica como na cirúrgica e também de ortopedia, conforme escala. Após a realização dos exames, o médico veterinário especialista avalia a necessidade ou não de cirurgia e quando é necessário é feito o agendamento.
Cirurgias – Na Clínica são feitas ainda cirurgias de tecidos moles, castração e na especialidade ortopédica oferece os procedimentos de osteossíntese, que é a intervenção cirúrgica feita nas extremidades de ossos fraturados, com procedimento de uso de placas, hastes, parafusos e/ou pinos para unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida.
Protocolo de atendimento – Por dia são distribuídas 20 fichas de atendimento, para consulta clínica ou cirúrgica. A distribuição é por ordem de chegada. Os bichinhos são avaliados e os médicos veterinários também fazem a escuta do relato dos tutores. Após a entrega das vinte fichas os profissionais fazem uma triagem para separar os casos de urgência e emergência. Todo animal que sofre um trauma primeiramente passa pelo setor de clínica médica e assim que é estabilizado é encaminhado para as demais especialidades.
A Clínica Pet dispõe de médicos veterinários de segunda a sexta, tanto na clínica médica como na cirúrgica e também de ortopedia, conforme escala. Após a realização dos exames o médico veterinário especialista avalia a necessidade ou não de cirurgia e quando é necessário é feito o agendamento.
Dentro do horário de funcionamento da Clínica, de segunda a sexta, das 8h às 17h, são ministrados ainda os medicamentos para os pets e os tutores são orientados para que a medicação seja continuada em casa, dependendo da enfermidade do animal.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o trabalho da Clínica Pet atende uma demanda reprimida, há muito tempo reivindicada pela população de João Pessoa. “Estamos cuidando do bem-estar animal, oferecendo qualidade de vida para os nossos bichos de estimação, mas também estamos contribuindo para a saúde das pessoas, evitando zoonoses, doenças que passam dos bichos para os humanos. E contribuindo ainda para reduzir a super população de animais que muitas vezes são abandonados pela cidade. Sem dúvida essa é uma política ambiental pioneira, que está mudando a realidade animal em João Pessoa”, concluiu.
Discussion about this post