Novas tecnologias transformam gestão de centros de diagnóstico por imagem no estado, que buscam cada vez mais por soluções locais
O setor de saúde no Brasil vem apresentando crescimento constante na última década. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área tem uma expectativa de crescimento estimada em 3,8% ao ano até 2025.
Essa expansão ocorre, naturalmente, com um aumento nos investimentos em tecnologia e inovação, de forma a melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e elevar a qualidade dos serviços oferecidos. Conforme a pesquisa Moving the Future realizada com 3.500 estabelecimentos de saúde no Brasil, 76% dos CEOs de saúde pretendem investir em tecnologias como softwares de saúde e inteligência artificial no próximo ano.
Nesse sentido, as clínicas de diagnóstico por imagem representam uma das áreas que mais se destacam na adoção de tecnologias inovadoras – e apresenta uma tendência de crescimento acelerado: entre 2011 e 2021, o setor registrou crescimento de 51,9% na região Nordeste, conforme a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
Na Paraíba, essa tendência é impulsionada por uma crescente conscientização da importância do diagnóstico precoce e preciso, bem como pela busca por tratamentos de saúde de qualidade e por serviços de tecnologia e suporte regionais, que permitem uma oferta de serviços mais ágil e específica à realidade local.
É o caso de uma clínica referência em cuidados médicos e diagnóstico por imagem na Paraíba. Com a adoção de um novo software de gestão desenvolvido em Pernambuco, a clínica tem experimentado uma transformação notável em suas operações, melhorando o atendimento aos pacientes e simplificando sua gestão interna.
Tecnologia nordestina impulsiona negócios locais
O UniClinika, software adotado pela Nova Diagnóstico por Imagem, é desenvolvido pela T4i Solutions, empresa recifense especializada em desenvolvimento de softwares. Com a implantação do novo sistema, a clínica paraibana substituiu um antigo programa oferecido por uma companhia multinacional.
Segundo Déborah Leite, COO da Nova, a migração para o sistema oferecido por uma empresa regional otimizou o trabalho dos colaboradores, reduzindo custos e oferecendo serviços mais personalizados para o cliente.
“Até recentemente, enfrentávamos desafios significativos em nossas operações diárias com um sistema burocrático, que não nos atendia. Agora os nossos processos estão mais ágeis, nossos colaboradores trabalham melhor e nossos clientes estão mais satisfeitos”, destacou Déborah.
O movimento acompanha uma tendência de maior regionalização na área de tecnologia e inovação no Nordeste: conforme levantamento feito pela edtech Rocketseat, 20% dos desenvolvedores da área de Tecnologia da Informação estão no Nordeste – a segunda posição no país, atrás apenas da região Sudeste.
No caso específico de healthtechs, o Nordeste representa 15,35% do mercado do país, com tendência de aumento de investimentos nos próximos anos, conforme a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
Essa maior oferta de serviços de tecnologia e inovação locais já produz resultados tangíveis. A partir da adoção do UniClinka, a Nova Diagnóstico registrou uma redução de 30% no tempo de agendamento de exames por telefone e de 50% no tempo de atendimento na clínica.
“O problema do sistema anterior era a burocracia, a falta de suporte adequado. Agora, a clínica dispõe de mais tempo para inovar e aprimorar seus serviços”, relata o Head de Tecnologia da Nova Diagnóstico por Imagem, Ricardo Anastácio.
Conforme Gustavo Dourado, sócio da T4i Solutions, uma das razões para o sucesso da implementação na Nova Diagnóstico foi a compreensão da realidade local e das necessidades da empresa. “Realizamos uma verdadeira imersão para compreender os critérios da Nova Diagnóstico”, explica. “A equipe se manteve disponível e foi sempre muito solícita durante esse processo de implantação”, conclui.
Discussion about this post