A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está entre as melhores empresas de coleta e destinação de resíduos do Nordeste, conforme dados do Ranking de Competitividade dos Municípios. Segundo o levantamento, João Pessoa obteve a classificação máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios, no que se refere à cobertura da coleta de resíduos domésticos e à destinação do lixo.
O Ranking de Competitividade dos Municípios está em sua terceira edição e apoia os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. O estudo analisa o total de 415 municípios brasileiros (7,45% do total), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca que o Ranking é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. João Pessoa é a 3ª cidade do Nordeste, atrás apenas de Recife e Fortaleza.
Para Ricardo Veloso, a avaliação de João Pessoa no ranking mostra que a Emlur está fazendo seu trabalho dentro das diretrizes do prefeito Cícero Lucena. “Para nós, é uma satisfação obter tal classificação. É tudo graças ao trabalho de mulheres e homens que saem de suas casas, todos os dias, seja durante o dia ou pela noite, para trabalhar pela limpeza da cidade de João Pessoa”.
Diariamente, Emlur realiza os serviços de coleta de resíduos sólidos, varrição, capinação e roçagem, entre outros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Os agentes de limpeza recolhem uma média de 1,280 mil toneladas de resíduos sólidos, por dia. Do total, aproximadamente 735 toneladas são referentes aos resíduos domiciliares; 515 toneladas são de entulhos; e 30 toneladas de resíduos de poda de árvores.
Discussion about this post