Segundo Alberto Marinho, apenas preço baixo não é garantia de sucesso
Com a proximidade da Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro (29), o comércio tem razões para estar otimista: Cerca de 85% dos brasileiros planejam aproveitar as promoções e 27% pretendem gastar até R$ 2 mil em compras, segundo o Panorama do Consumo Black Friday 2024. No entanto, as empresas do varejo e do comércio não devem contar apenas com o mercado aquecido, mas montar uma boa estratégia para melhorar seus resultados de vendas.
Em meio a tantas ofertas, a comunicação é uma ferramenta importante para se destacar entre os competidores. Segundo Alberto Marinho, especialista em vendas e diretor da K.L.A. João Pessoa, as vendas são o resultado da construção de um relacionamento e os consumidores antigos devem ser muito valorizados.
“O time deve ser preparado para abordar os clientes de longa data, olhar o sistema de CRM e ligar para pessoas que compraram no início do ano ou no último ano, informar sobre as ofertas e deixar claro que eles estão sendo avisados em primeira mão,” explica Alberto.
Embora os consumidores busquem grandes ofertas, o empreendedor deve ter em mente que a estratégia de vendas deve ir além. “Pensar em vender apenas baixando o preço trará resultados negativos. O valor é um chamariz, mas o melhor trunfo para reter clientes é o pós-vendas. O cliente vem atraído pela Black Friday, mas a marca precisa convencê-lo que o time de vendas tem muito mais para entregar,” acrescenta o especialista em vendas.
Alberto Marinho destaca que um dos erros mais comuns são vendedores que ficam limitados na questão do preço e focam apenas na venda única. “Se o cliente veio comprar um equipamento, o vendedor deve pensar em que acessório pode vender para ele. O objetivo é vender o item a mais para cada cliente que compra na Black Friday. Focar apenas no que o cliente quer comprar não dá lucro.”
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