A vereadora Fabíola Rezende (PSB) parabenizou na sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira, dia 16, a liderança e o trabalho de Íris Cavalcante, presidente do Sindicato das Guardas Civis Municipais da Paraíba, uma das duas únicas mulheres do país a ocupar tal função. A parlamentar aproveitou que o mês de março é dedicado à mulher e reafirmou que exemplos como o da sindicalista servem para abrir mais espaços para que as mulheres ocupem.
Fabíola Rezende fez a declaração durante a sessão que aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que desburocratiza o plano de cargo, carreira e remuneração da Guarda Civil Municipal de João Pessoa, trazendo vários benefícios à categoria. “Pode parecer um detalhe, mas não é: São só duas mulheres no país a ocupar a presidência de um sindicato de Guardas Civis Municipais. O exemplo de Íris abre caminho para que outras mulheres também possam crescer, seguir seu exemplo, e ocupar espaços que atualmente são, na sua maioria, vistos como masculinos”, frisou a parlamentar.
A vereadora salientou, ainda, que “o exemplo de Íris deve ser seguido e as mulheres precisam ocupar mais espaços e reconhecer o trabalho das mulheres”. Fabíola Rezende comentou que “a sociedade precisa de mais exemplos que aumentem a representatividade das mulheres. As mulheres precisam votar, reconhecer e apoiar o trabalho das outras mulheres”.
Já Íris Cavalcante enfatizou a necessidade da representação feminina ser ampliada em vários setores da sociedade. “Eu fiquei surpresa quando vimos apresentar a nossa causa nos gabinetes e descobri que entre os 27 vereadores são só duas mulheres, as vereadores Fabíola Rezende e Eliza Virgínia (PP). E de fato, entre 27 vereadores, apenas duas mulheres é muito pouco. Nós precisamos que a população reconheça o valor da mulher e as próprias mulheres comecem a votar nas mulheres para se sentirem mais representadas nessa Câmara”, afirmou Íris.
Íris Cavalcante acrescentou: “Eu sou a segunda mulher no Brasil a ocupar essa função (a outra é Rejane Soldani, do sindicato de Curitiba, no Paraná) e isso nos orgulha muito, mas ainda é pouco. É um ambiente bastante masculino e que as mulheres fazem a diferença, aonde nós chegamos fazemos a diferença”. Ela lembrou que a Guarda Civil Municipal de João Pessoa conta com 530 integrantes no seu contingente e em toda a Paraíba as guardas civis municipal possuem mais de dois mil membros.
Discussion about this post