A vereadora de João Pessoa, Fabíola Rezende (PSB) comemorou a proibição do uso de animais nas experiências na indústria cosmética nacional. A parlamentar que é protetora e ativista da causa animal ressaltou a importância da publicação no Diário Oficial da União da última quarta-feira, dia 1º de março, da resolução do Governo Federal que impede o uso de animais vertebrados como cachorros, ratos e coelhos, em pesquisas científicas e no desenvolvimento do controle de qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Fabíola Rezende frisou que “a proibição é um avanço e uma vitória da causa animal. Eu vejo com alegria essa decisão e preocupação do Governo Federal, porque também é uma questão de saúde píublica”. Ela ressaltou o crescimento da causa animal e que esse avanço tem trazido um olhar mais humano e comprometido, também, com o bem-estar dos animais. A parlamentar lembrou que “os animais são seres sencientes, eles têm sentimentos, sentem dor e isso é reconhecido por lei”.
Vale ressaltar que este tipo de experiência causam sofrimento e muitas vezes levam os animais à morte.Na resolução, o Governo Federal apontou que será obrigatório no Brasil o uso de métodos alternativos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia em substituição à utilização de animais pela indústria de cosméticos nas pesquisas científicas e desenvolvimento de produtos. A proibição não atinge a indústria farmacêutica, no caso, a produção de vacinas e remédios.
Discussion about this post