A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza a primeira edição da Feira Emlur Criativa, nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), das 7h às 17h. A sede da Autarquia vai reunir artesãos de João Pessoa, de cidades vizinhas e da própria Emlur, além de produtores da Agricultura Familiar, com exposição de artesanato e produtos orgânicos. O espaço estará aberto a toda população.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, convida toda João Pessoa para participar do evento e conferir todos os produtos que estarão expostos, contemplando o artesanato paraibano tradicional, artes visuais, plantas e gastronomia local. “Estamos dando todo o apoio e incentivo ao desenvolvimento da economia criativa como forma de expressão cultural e geradora de renda”.
A organização da Feira Emlur Criativa é de Karina Morais, produtora do projeto No Balaio. “Vamos fazer uma ocupação criativa na Emlur, mostrando os fazeres e viveres dos expositores. Por exemplo, haverá pintura em aquarela e restauração de móveis. Quem for conhecer a feira, poderá acompanhar em tempo real o trabalho dos artesãos”, frisa.
O evento contará com rodas de conversa voltadas para o tema da sustentabilidade em diversos aspectos: social, econômico e ambiental. “Um dos expositores será uma associação de Lucena, que trabalha com cocada na quenga do coco. Eles aproveitam o material orgânico na forma de apresentação do produto, dando um diferencial na venda”, afirma Karina Morais.
Baticumlata – O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, também vai participar do evento com uma apresentação musical. O Baticumlata leva a mensagem do reaproveitamento de materiais. O grupo utiliza na realização de suas músicas bombonas de plástico, cilindro de gás, carcaça de sucata e latas, entre outros. Também haverá um ensaio aberto à população para que as pessoas possam ter uma experiência com os instrumentos musicais.
No Balaio – O projeto No Balaio é um empreendimento social criado em 2019, responsável pela realização de mais de 15 feiras de economia criativa. A partir de parcerias com o poder público, há a realização de políticas que incentivam a economia colaborativa.
Karina Morais também vai incentivar o aprendizado e a capacitação dos agentes de limpeza da Emlur e dos catadores de material reciclado para que possam produzir artesanato a partir dos materiais reaproveitáveis que encontram no seu trabalho. “A Emlur tem uma característica criativa há muitos anos. Vamos trabalhar para que o material encontrado se torne algo valioso a partir do artesanato”, enfatiza.
A Emlur está localizada na Avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados, em João Pessoa.
Discussion about this post