O trabalho de fiscalização e orientação do cumprimento do decreto municipal com medidas de prevenção contra covid-19 vem sendo realizado permanentemente por uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com operações realizadas em mercados, feiras, comércios e espaços públicos. Nesta segunda-feira (18), as equipes se concentraram em feiras que estão suspensas de funcionar no Grotão, Cidade Verde, Mangabeira, Colinas do Sul e Mercado Central, na Rua Francisca Moura, além de praças na zona Sul da Capital, e constataram o cumprimento das medidas determinadas.
De acordo com Edízio Peixoto, da chefia de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), uma das secretarias que compõe a força-tarefa, todos os locais visitados estavam em acordo com o decreto municipal. Feiras respeitando a suspensão das atividades e os mercados públicos cumprindo todas as medidas para funcionamento, como o controle do fluxo de pessoas, fornecimento de álcool em gel 70% e uso de máscaras por parte de consumidores e comerciantes.
“Acredito que seja fruto do trabalho que estamos realizando permanentemente nos locais, inclusive mais de uma vez, para justamente disciplinar e verificar o uso e o funcionamento dos ambientes. Um bom exemplo é a Rua Francisca Moura, que corta o Mercado Central, que estava sendo ocupada. Hoje, verificamos, mais uma vez, que o local está livre. Também constatamos que as pessoas estão respeitando bem o distanciamento social em praças públicas”, afirmou.
De acordo com o cronograma de rota da Sedurb, foram visitadas nesta segunda-feira (18), a Praça Soares Madruga, no Valentina; Praça do Geisel, entorno do ginário O Ronaldão; Praça Lauro Wanderley, Funcionários I; Mangueira, no Alto do Mateus; Praça da Família, em Mangabeira; Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias; Praça do Caju, no Bessa; Oceania; Praça do José Américo, Parque Parahyba I e II e Vila Olímpica Parahyba.
Força-tarefa – O trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Planejamento (Seplan), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania, Vigilância Sanitária, Procon-JP e Procuradoria-Geral do Município (Progem).
Decreto – A publicação estabelece o funcionamento dos serviços essenciais e determina uma série de recomendações a outros tipos de serviço, como bancos, lotéricas e supermercados. No Semanário Oficial, estão disponíveis todas as normas do decreto municipal. Acesse: http://www.joaopessoa.
Discussion about this post