Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) iniciou uma série de visitas às escolas da rede estadual de ensino a fim de mobilizar os alunos para discutir o combate à corrupção e participar do 2º Concurso de Redação do Focco-PB, que tem o assunto como tema geral. As inscrições foram iniciadas na última sexta-feira e vão até esta quinta-feira (25). A redação será aplicada na terça-feira (30). Nesta quarta-feira (24), serão visitadas três unidades de ensino (Escola Cidadã Integral Técnica Oswaldo Pessoa, Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônia Rangel de Farias e Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart).
Na terça-feira (23) foram visitadas as escolas: Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, no Bairro de Mangabeira, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Lins de Melo, Escola Pública Estadual Lyceu Paraibano e Escola Cidadã Integral Técnica Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha. As visitas também ocorreram no Colégio da Polícia Militar da Paraíba, Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago Rangel e Escola Cidadã Integral Estadual Papa Paulo VI
O promotor de Justiça do órgão coordenador do Focco (Ministério Público da Paraíba – MPPB), Leonardo Quintans, visitou as escolas acompanhado por Roseane da Cunha, representante da Funasa no Fórum. Eles foram recebidos pelos diretores e professores das escolas e falaram diretamente aos alunos. Leonardo Quintans ressaltou a receptividade por parte dos integrantes das escolas visitadas. “Estivemos nas maiores escolas de João Pessoa. Fomos recebidos por professos, alunos, líderes de turma, passando a mensagem do concurso de redação, estimulando-os não só a participar do concurso. A receptividade tem sido excelente tanto das direções das escolas quanto dos alunos. As inscrições estão em ritmo acelerado e o objetivo tem sido cumprido”.
Premiação
Podem participar do concurso estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, matriculados do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio, localizadas em João Pessoa. Serão aceitas na plataforma as primeiras 2 mil inscrições, sendo 300 de alunos do município e 1.700 do estado. Os estudantes interessados devem ler as regras no edital e realizar as inscrições na plataforma digital disponível nos sites www.foccopb.gov.br e www
Serão premiados os dois melhores trabalhos da categoria ‘9º ano do ensino fundamental’ e os quatro melhores do ‘ensino médio’. Os vencedores receberão smartphones e bolsas de estudo nos cursos presenciais e à distância de português.
O concurso é uma realização do Focco-PB, dentro do evento “Foco em Movimento” e o patrocínio do Zarinha Centro de Cultura e da Alliance Construtora, que entregarão os prêmios aos vencedores durante audiência pública agendada para o dia 12 de dezembro. O evento faz alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro) e integrará a programação da Semana do Ministério Público, realizada pelo MPPB.
Discussion about this post