A Gerência Operacional da Política da Causa Animal conta agora com uma sede própria. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou, nesta sexta-feira (27), o prédio que abriga a unidade, localizado na Avenida Dom Pedro II, ao lado da 1ª Gerência Regional de Saúde.
A Gerência Operacional da Política da Causa Animal tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção. A iniciativa visa garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, foram investidos mais de R$ 204 mil para a reforma do prédio. Ele explica que o Governo da Paraíba e a SES estão assumindo o compromisso com a causa animal, implantando a gerência que está vinculada à Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES.
“O projeto terá cofinanciamento da Secretaria de Saúde, para custear as ações que estarão presentes em todas as macrorregiões do estado. Nesse primeiro momento de implantação da gerência, temos um investimento de 3 milhões de reais para cadastro dos animais, castramóveis para atender municípios que não possuem o setor de zoonoses e não tem capacidade de fazer essa castração e teremos um momento de capacitação dos profissionais em nossa Escola de Saúde Pública”, pontuou.
A gerente operacional de Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende, afirma que este é um grande avanço no estado. Ela reforça que a gerência está focada na castração. “Essa é a cura, pois evita a proliferação de animais, doenças, maus-tratos, abandono. É através desse trabalho de castração que a gente quer avançar na causa animal na Paraíba”, completou.
A criação da Gerência Operacional da Política da Causa Animal prevê a implantação de dois castramóveis para atuarem junto aos profissionais credenciados para promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado. As ações de controle populacional de cães e gatos em situação de abandono serão realizadas por meio do credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos. A Gerência também preconiza a implantação do Disque Denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos, por meio do 0800.
Discussion about this post