O Cemitério e Crematório Morada da Paz acaba de lançar novos episódios do podcast “Morada do Cuidado”. Gravado no formato videocast, com duração de 30 minutos em média, o programa está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer e Amazon Music) e no canal do YouTube do Morada da Paz. O primeiro episódio, com a apresentação da psicóloga especialista em luto do Morada do Paz, Mariana Simonetti, já está disponível e tem como tema “Vamos falar sobre o luto?”. Na oportunidade, ela conversou com Lucineide Tavares, cerimonialista do Morada da Paz.
“O luto, em sua essência, é uma jornada solitária, um caminho que cada indivíduo trilha à sua maneira, carregando um fardo que é único e profundamente pessoal. No entanto, a presença de um apoio empático e compreensivo pode fazer diferença nesse processo”, fala Mariana.
O segundo episódio vai ao ar no dia 25 de abril, com o tema “Mitos e Verdades sobre o luto”, com as psicólogas do luto do Morada da Paz, Simône Lira e Alexsandra Sousa. “Desvendar esses mitos e abraçar essa complexidade, pode nos ajudar a compreender como diferentes pessoas vivenciam e expressam suas perdas. Acreditamos que através deste entendimento, podemos oferecer um suporte mais genuíno e empático àqueles que estão passando por este difícil momento de suas vidas”, fala Simône.
Já no dia 30 de maio será veiculado o terceiro episódio com o tema “Como falar sobre o luto com crianças?”. Nele, Mariana Simonetti conversa com Millena Batista, psicóloga e atuante na área de Educação infanto-juvenil. “Os desafios em falar sobre luto com crianças incluem a dificuldade de encontrar uma linguagem apropriada que seja ao mesmo tempo honesta e sensível à idade da criança. Além disso, há o receio de provocar mais tristeza ou medo”, diz Mariana.
O quarto e último episódio da temporada vai ao ar no dia 27 de junho, com o tema “Perdi meu pet, e agora?”. No videocast, Simône Lira conversa com Giovanna Simões, designer e tutora de Guga. “A sociedade muitas vezes minimiza a dor de perder um pet por não reconhecer plenamente o vínculo emocional entre humanos e animais de estimação. Isso pode se manifestar em comentários como “era apenas um animal” ou sugestões para substituir rapidamente o pet perdido. Tais atitudes podem invalidar os sentimentos do enlutado e criar uma sensação de isolamento, já que a dor profunda e o luto vivenciado não são vistos como comparáveis à perda de um ser humano”, comenta Simône.
Morada do Cuidado – Viver o luto após a perda de um ente querido costuma ser um momento muito delicado na vida de muitas pessoas. Diante disto, o Morada da Paz criou o Morada do Cuidado, uma plataforma multimídia que oferece conteúdos especializados em luto. Através da ferramenta digital, o público encontra gratuitamente conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados no assunto.
Como desdobramento do projeto, surge em 2022 o podcast Morada do Cuidado. A iniciativa busca conscientizar, através do diálogo e experiências compartilhadas, sobre temas como a vivência do luto. Atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo. No último ano, o Morada do Cuidado foi reconhecido com uma Menção Honrosa na premiação Pursuit of Excellence Award, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.
Acesse: www.moradadocuidado.com.br
youtube.com/moradadapaz
bit.ly/podcastmoradadocuidado
Discussion about this post