Mais de 100 residentes lotaram o auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley para receber as boas-vindas da instituição. O evento aconteceu na segunda-feira, dia 2 de março, e reuniu autoridades do HULW e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A recepção contemplou o Programa de Residência Médica e o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush).
Os participantes foram acolhidos pela reitora da UFPB, Margareth Diniz, pelo gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Ângelo Melo, pelo pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, Isac Medeiros, pelo diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Eduardo Sérgio Soares, e pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), João Euclides Braga. Ao todo, foram recepcionados 113 novos residentes, sendo 77 da Residência Médica e 36 da Rimush.
Representando a superintendência do hospital, o gerente de Ensino e Pesquisa destacou o privilégio dos residentes em ingressar em uma instituição como o HULW, que tem como uma das missões formar novos profissionais. “Parabenizo primeiro por terem passado em uma seleção tão concorrida quanto essa. Foram mais de 1,1 mil candidatos para a residência médica e mais de 900 para a Rimush. Nós, enquanto superintendência deste hospital, estaremos dando o apoio que for necessário”, afirmou.
Em sua fala, o diretor do CCM destacou que todos que estão chegando devem se sentir partícipes do HULW, juntos em uma equipe, levando em conta o senso de profissionalismo e respeito. Já o diretor do CCS parabenizou os residentes e disse que todos devem estar envolvidos na missão do HULW, um hospital-escola com o objetivo de promover ensino, pesquisa e extensão aliados à assistência de qualidade.
A coordenadora da Rimush, Adriana Carvalho, informou que estão sendo recepcionados residentes nos núcleos de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicólogo, odontologia, fisioterapia, serviço social, nutrição e enfermagem. Durante toda a semana – até a próxima sexta-feira, haverá programação de acolhimento, com participação em palestras e visita ao hospital. “Cada chefe vai apresentar os seus respectivos setores e unidades aos novos residentes”, disse.
Faz apenas cinco dias que a farmacêutica Renata Oliveira Nóbrega concluiu a residência em saúde mental, no próprio Hospital Universitário Lauro Wanderley. Mas o grande objetivo era ingressar na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar e ontem ela estava comemorando a conquista. A tarefa foi árdua, afinal, a estudante teve que enfrentar mais de 900 concorrentes e foi um dos 36 classificados para participar do Programa.
Formada desde 2017 pela Universidade Estadual da Paraíba, Renata acredita que apenas será uma profissional completa após concluir a residência multiprofissional em saúde hospitalar. “Em 2018, assim que terminei a graduação, tentei ingressar no Rimush, mas passei apenas no Resm (saúde mental). Aprendi muito, adquiri experiência profissional e pessoal. Mas o meu foco é a área de saúde hospitalar e estou realizando esse sonho agora”, contou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Discussion about this post