O Instituto Cândida Vargas (ICV), da Prefeitura de João Pessoa, realiza, nesta quarta-feira (15), a partir das 8h, o curso de reanimação neonatal para alunos residentes de pediatria e neonatologia, que atuam na maternidade e no Hospital Arlinda Marques.
O curso será ministrado pelas instrutoras, as doutoras Juliana Soares e Euda Maria Aranda, e acontece no Centro de Estudos da Maternidade, que fica no anexo administrativo da Cândida Vargas. O objetivo é capacitar residentes de medicina na realização dos procedimentos de reanimação ao nascimento em recém-nascidos, pré-termo tardio, de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as diretrizes do PRN-SBP de 2022.
A diretora médica do ICV, doutora Juliana Soares, destacou a missão do curso para esse público, pois contribui na formação de novos conhecimentos. “A importância do curso é diminuir a morbimortalidade neonatal. Quanto mais habilitado o médico está, menos sequelas a criança vai ter naqueles partos complicados”, disse.
Ainda segundo a coordenadora, no ano passado, foram realizados treinamentos para enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. “Esse ano, vamos iniciar com o treinamento médico, mas a proposta é aumentar esse número com todos os envolvidos na assistência”, revelou.
O curso tem carga horária de 8 horas com duas aulas teóricas e cinco aulas práticas. Nas aulas práticas com manequins de ventilação, de intubação e reanimadores manuais, cada instrutor credenciado ministra o treinamento para o máximo de oito participantes.
Discussion about this post