João Pessoa já acumula índices pluviométricos expressivos nesta segunda-feira (23). Nas primeiras horas do dia, foram registrados 52,4 milímetros no Cuiá, bairro com maior volume de chuvas na cidade. Jardim Planalto e Centro também registraram números altos, 41 milímetros e 37 milímetros, respectivamente. A informação é do site Climatempo, com base em dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Conforme a publicação, o volume acumulado entre a sexta-feira (20) e esta segunda-feira chega a 205 milímetros. A quantidade de chuva nesse período já representa 72% do esperado para todo o mês na cidade, já que a média climatológica de João Pessoa em maio é 284 milímetros. Ainda de acordo com os dados do Cemaden, ao longo de todo o mês, a capital paraibana já registrou 338 milímetros, o que representa 20% a mais que o esperado para maio.
Nesse domingo (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 193 municípios da Paraíba sob alerta para acumulado de chuvas, incluindo João Pessoa. Os temporais podem ocasionar alagamentos e quedas de árvores. São esperados ventos de até 60 km/h e raios.
Segundo o Climatempo, a instabilidade no tempo em estados do Nordeste é provocada pela umidade trazida pelos ventos que sopram do mar para a costa leste da região. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia também estão sob alerta de chuvas.
Transtornos
A população de João Pessoa enfrenta alagamentos em vários pontos desde o fim de semana. Na manhã desta segunda-feira (23), moradores da Rua Inácia Maria de Souto, no bairro Colinas do Sul, ficaram praticamente ‘ilhados’. À TV Correio, o comerciante Sivaldo da Silva Fernandes disse que até o terraço de casa foi atingido pelas águas da chuva. Ele mora há oito anos na localidade e contou que o problema sempre existiu.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) confirmou que alguns semáforos apresentaram defeitos nesta segunda-feira (23), devido às chuvas. Problemas foram verificados na sinalização dos seguintes trechos:
- Av. Walfredo M. Brandão x R. Rejane Freire
- Av. Dom Pedro II X Av. Rui Barbosa
- Av. Duarte da Silveira X Av. Maximiano de Figueiredo
- Av. Min. Jose A. de Almeida X Av. Bento da Gama
- Av. Min. Jose A. de Almeida X Rui Babosa
- Av. Epitácio Pessoa X R. Prefeito José Leite
- Av. Min. José A. Almeida x R. Vandick Figueiras
- Av. Min. José A. de Almeida x R. Clemente Rosas
- Av. Epitácio Pessoa X Av. Paulino Pinto
- Av. Epitácio Pessoa X R. Des. Aurélio Rocha
- Av. Min. José A. de Almeida X Av. Barão de Mamanguape
- Av. Barão de Mamanguape X Av. Carneiro da Cunha
- Av. Min. José Américo de Almeida x R. Angelina Baltar
- Av. João machado x Av. Diogo Velho
- Av. Flávio Ribeiro Coutinho x Av. Guarabira
- Av. Princesa Isabel x Av. Camilo de Holanda
De acordo com o diretor de operações da Semob-JP, 40 agentes atuam na manutenção da rede semafórica.
Portal Correio
Discussion about this post