Assim como outras bebidas clássicas, a história sobre a origem do rum possui diversas versões. Alguns afirmam que ele surgiu no subcontinente indiano por ser um destilado que parte da cana de açúcar. Outros dizem que a bebida nasceu nas ilhas caribenhas colonizadas por povos europeus do século XVI. Independentemente do seu local de origem, o fato é que o rum é um clássico rico em histórias, começando pelo próprio nome. Além de ser chamado de rum, ele também é conhecido como ron e rhum, e o motivo dele ter sido batizado com esses termos seria a palavra latina saccharum, que significa açúcar.
Outra explicação relacionada ao nome da bebida tem relação com o termo inglês antigo rumbullion, que em português significa tumulto, que era o que os piratas costumavam fazer para comemorar uma missão bem sucedida. Mas essa ligação entre o rum e os piratas não fica restrita apenas ao nome da bebida. Dizem que os aventureiros dos mares, antes de encarar qualquer batalha, bebiam uma dose da bebida como uma forma de encorajamento.
O fato é que hoje em dia o rum conquistou o paladar dos consumidores e pode ser saboreado em diferentes receitas de drinks assinados por profissionais renomados. Para quem quer explorar um pouco mais essa bebida versátil e saborosa, o bartender parceiro da Cavendish e chefe de bar do Dita Birita, Soham Bello, explica como preparar alguns drinks que levam rum em sua composição. Confira!
Ingredientes:
- 20ml de Rum
- 20ml de Gin
- 20ml de Tequila
- 20ml de Triple Sec
- 20ml de vodca
- 40ml de suco de lima-da-pérsia
- 20 ml de refrigerante de cola
Modo de Preparo – Bata tudo na coqueteleira com gelo, menos o refrigerante de cola. Coloque em um copo longo e adicione 20ml de refrigerante de cola. Para finalizar, coloque uma rodela de limão.
Fonte: Ass.: Soham Bello
Discussion about this post