Ao todo, 43 tartarugas nasceram na praia do Bessa, em João Pessoa, na tarde desta segunda-feira (18), após uma “cesariana de areia”, de acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Tartarugas Urbanas Guajiru.
Segundo Rita Mascarenhas, fundadora da ONG, esse ninho conta com outros 103 ovos, dos quais as tartarugas não saíram ainda. A expectativa é que isso ocorra ainda essa semana.
A bióloga afirmou que, atualmente, mais de 70 ninhos, distribuídos entre praias de João Pessoa e Cabedelo, são monitorados diariamente por equipes da ONG, que também buscam localizar novos pontos de desova.
‘Cesariana de areia’
Rita explicou que o natural seria – depois de cerca de quatro dias de terem saído dos ovos – as tartarugas saírem do ninho durante a noite e seguirem a luz da lua em direção ao mar, no entanto, como essas praias são urbanizadas, a tendência é que os animais sigam a luz elétrica da cidade e acabem morrendo.
Por isso, com base no acompanhamento feito, um horário é estabelecido durante a tarde para que o ninho seja aberto, essas tartarugas possam sair e, sob os cuidados da equipe da ONG, irem em direção ao mar.
Fonte: G1
Discussion about this post