A campanha de vacinação contra a Influenza foi intensificada durante toda essa semana com a disponibilização do imunizante para toda a população acima de seis meses de idade. Nesta segunda-feira (15), a unidade móvel de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi instalada no Complexo Habitacional Vista Alegre (formado por 11 residenciais), no bairro Colinas do Sul. A população estimada do local é de 9.000 pessoas. O atendimento começou pela manhã e deve se estender até o final da tarde, resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Habitação (Semhab) e de Saúde (SMS).
A secretária de Habitação da Capital, Socorro Gadelha, disse que a Semhab mantém uma parceria com a Secretaria de Saúde na prestação de serviços dentro dos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município. “A Prefeitura de João Pessoa, atendendo uma determinação do prefeito Cícero Lucena, vai fazer um esforço concentrado na vacinação esta semana para imunizar a maior parte da nossa população. A Semhab também está engajada nessa campanha, tão importante para toda a população já que cresceu o número de pessoas com síndromes gripais nos últimos dias”, afirmou.
Socorro Gadelha contou que a unidade móvel da SMS já esteve semana passada nos Residenciais Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias e no Residencial Colinas de Gramame. Nesta terça-feira (16), a unidade volta ao Vista do Verde. Na quarta-feira (17), estará na Comunidade do S, no Róger, e no Residencial Nice de Oliveira. Na quinta-feira (18), imunizará os moradores do Residencial Saturnino de Brito e, na sexta-feira (19), estará no Residencial Irmã Dulce.
A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Aline Grisi, acompanhou a vacinação no Residencial Vista Alegre e explicou que durante toda a semana vai ser feito um grande esforço de vacinação e a unidade móvel é mais uma estratégia para buscar as pessoas para se vacinarem. Ela disse que a unidade móvel é itinerante, já passou por vários pontos estratégicos da cidade e numa parceria com a Secretaria de Habitação, está indo aos residenciais, facilitando a vidas das pessoas que muitas vezes tem dificuldade de se deslocar até um posto de saúde ou qualquer outra unidade de atendimento para tomar a vacina.
“É preciso que as pessoas se vacinem e fiquem livres dos incômodos provocados pelas síndromes gripais, principalmente os grupos prioritários como crianças, idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade”, informou a diretora, observando que a vacina previne doenças e salva vidas. Ela aproveitou e fez um apelo para que as pessoas procurem os postos de vacinação. “Todas as USFs, policlínicas e demais unidades de saúde de João Pessoa estão prontas para o atendimento e a aplicação da vacina durante toda a semana”, alertou.
O líder comunitário Ardiles Lima disse que a presença da unidade móvel fazendo a vacinação contra a influenza é de grande importância para a comunidade, pois vai evitar o deslocamento até um posto de saúde para se vacinar. “Agradeço a iniciativa da Prefeitura, através das Secretarias de Habitação e Saúde, porque os moradores teriam que se deslocar para a Unidade de Saúde do Grotão para se vacinar e, com a unidade móvel, eles têm acesso a vacina na porta de casa”, destacou.
Discussion about this post