“Eu nunca tinha feito um passeio assim. Foi muito bom pra saúde e a convivência com a natureza me fez sentir renovada”. O depoimento é da dona de casa Deilza dos Santos, moradora do Residencial Nice Oliveira, depois de ter participado de um passeio ecológico promovido pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). A caminhada aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), no Circuito Mangabeira, dentro do Programa Pós-ocupacional, que é a assistência as famílias beneficiadas com unidades habitacionais entregues pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A programação desta quarta-feira, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, está inserida na Colônia de férias, numa parceria com as Secretarias de Educação (Sedec), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
“Os moradores desses três residenciais participaram da caminhada acompanhados pelos nossos técnicos, que são professores de educação físicas, que orientaram na atividade. A atual gestão se preocupa em cuidar das pessoas para que elas tenham uma qualidade de vida melhor. Por isso, a Habitação tem esse programa, que consiste em acompanhar as famílias que ganham uma nova moradia, promovendo diversos tipos de atividade, a exemplo da colônia de férias”, ressaltou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.
Deilza dos Santos, a dona de casa que participou da atividade, revelou que
a vida dela mudou depois que foi morar no Residencial Nice Oliveira, uma vez que o programa de assistência da Semhab oferece atividades na área de esporte e lazer, além de cursos de capacitação. “Gosto muito dessas atividades. Já fiz passeio na Bica, agora a caminhada ecológica e pretendo ir também para a Estação Cabo Branco na semana que vem”, afirmou.
Caio Lira, um dos idealizadores do Circuito, afirmou que foi com grande satisfação que recebeu a colônia de férias organizada pela Semhab. “Esporte é muito bom para a saúde e a prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Aqui temos uma área com 60 mil metros quadrados, com 16 trilhas, com uma média de seis quilômetros de extensão”.
Antes do início da caminhada, os participantes fizeram um aquecimento com muita música. “Fazemos um trabalho na comunidade em parceria com a Prefeitura, onde a dança é o principal instrumento de integração social e as pessoas podem aprender danças modernas, de salão e zumba”, afirmou Reginaldo Gomes, que é morador do Residencial Vista Alegre.
Essa foi a segunda atividade promovida na Colônia de Férias, onde na semana passada os moradores visitaram o Parque da Bica, participando de brincadeiras e piquenique no Lago. “Na próxima semana, a programação prevê uma visita a Estação Cabo Branco, quando os moradores vão visitar o Salão de Exposições, conhecer o cinema e o planetário, além de participar de uma oficina de música”, disse André Coelho, secretário adjunto de Habitação.
Discussion about this post