Morreu na noite deste domingo (12), aos 89 anos, o desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Júlio Aurélio Moreira Coutinho. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
O corpo será velado nesta segunda-feira (13), no Parque das Acácias, a partir das 7h e o sepultamento será às 16h no mesmo local.
Carreira e legado
Nascido em João Pessoa em 4 de novembro de 1935, Júlio Aurélio Coutinho formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1959. Iniciou sua trajetória jurídica como Promotor de Justiça no Rio Grande do Norte.
Em 2004, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, cargo que ocupou entre 1º de fevereiro e 4 de novembro de 2005. Durante sua gestão, buscou modernizar a administração do Judiciário e consolidar o papel da Corte no fortalecimento da Justiça no estado. Júlio Aurélio também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), deixando sua marca na condução de processos eleitorais.
Vida pessoal e legado familiar
Casado com Elisabeth da Nóbrega Coutinho, já falecida, o desembargador teve três filhos, todos com notável atuação no campo jurídico. Eduardo Rubens Nóbrega Coutinho e Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho são juízes, enquanto Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho (Fred Coutinho) é atualmente desembargador do TJPB, recentemente eleito presidente da Corte para o biênio 2025-2026.
Homenagens e despedida
A morte de Júlio Aurélio Coutinho foi recebida com pesar por magistrados, advogados e representantes do meio jurídico, que destacaram seu compromisso com a Justiça e sua dedicação ao serviço público.
Com uma carreira marcada pela ética e pelo serviço à sociedade, Júlio Aurélio Moreira Coutinho deixa um legado de dedicação à Justiça e uma família que segue contribuindo para o fortalecimento do Direito no estado. O luto é compartilhado por amigos, familiares e todos que o admiraram ao longo de sua trajetória.
Mais sobre Júlio Aurélio Moreira Coutinho
Nasceu em João Pessoa, em 04/11/1935. Filho de Pedro da Silva Coutinho e de Carmem Moreira Coutinho. Titulado em Direito pela UFPB, em 1959, iniciou suas atividades profissionais como Promotor de Justiça, no estado do Rio Grande do Norte. Em 11/12/1961, foi nomeado Promotor de Justiça de Cabedelo. Em 1980. foi promovido para Campina Grande, permanecendo lá até 1982, quando, quando foi promovido para o cargo de Procurador de Justiça, em João Pessoa. Foi nomeado Desembargador em 1994, e no TJPB atuou em diferentes cargos, dos quais destacamos: Presidente da Câmara Criminal do TJPB (1995-1996); Integrante do Conselho Superior de Magistratura (1997-1998); Presidente do TJPB (2005-2006).
Foi Presidente do TRE-PB no período de 04/02/2003 a 03/02/2004.
É formado em Licenciatura em História, pela Faculdade de Filosofia da UFPB e foi professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Avesso as benesses pessoais, espiritualista e religioso, desenvolveu obra de assistência a pessoas necessitadas, como um dos continuadores da obra assistencial do Padre Zé, em João Pessoa.
Poder Paraiba
Discussion about this post