Uma tarde de emoção, homenagens, respeito e diversidade marcou a tarde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de João Pessoa (CMJP) durante a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres proposta pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) através do Projeto de Decreto Legislativo número 117/2023. Na ocasião, 10 mulheres foram homenageadas com a entrega do diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima”.
Fabíola Rezende frisou, durante o seu pronunciamento, a importância de homenagear as mulheres, lembrar das lutas e trabalhar para abrir novos espaços. “Apesar das conquistas históricas, ainda há muito o que se fazer para que as mulheres tenham a participação e o reconhecimento justo do papel que desempenham na sociedade. Muitos espaços ainda precisam e devem ser ocupados pelas mulheres. Por isso eu sempre afirmo: não existe mulher no anonimato; cada uma é protagonista da sua história. E vamos fazer esta história juntas”, ressaltou.
O vereador Marcos Henriques (PT), que secretariou a sessão especial, também destacou a importância da homenagem às mulheres e das lutas que elas travam para ser criado um mundo mais igualitário. “Essas lutam precisam de vozes e de mulheres que lutem. Lugar de mulher é onde ela quiser, e, portanto, também é na política”.
A vereadora lembrou a importância do Diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra”. “Ela foi uma paraibana de Campina Grande, com uma história fantástica de militância nas áreas sindical e do movimento feminista. Ela era formada em Letras, com especialização em Educação. E nos deixou em setembro de 2007”, frisou. Durante a sessão, vários dos presentes fizeram referência à importância do diploma pelo fato de ter o nome de uma mulher com uma longa história de luta em defesa das mulheres, que foi Ednalva Bezerra.
A mesa da sessão especial foi composta Fabíola Rezende, que a presidiu, o vereador Marcos Henriques (PT), Liliane de Oliveira, representante da Secretaria da Mulher de João Pessoa; Gregória Benário, presidente estadual do PCdoB; Sandra Marrocos, secretária Nacional das Mulheres do PSB; e Priscila Kelly, da Secretaria Estadual das Mulheres do PT.
Foram homenageadas com o diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima” 10 mulheres escolhidas por Fabíola Rezende e o vereador Marcos Henrique (PT). O diploma foi entregue para a servidora federal a e suplente de vereadora Cris Furtado; a educadora física e pós-graduada em Segurança Pública, Iris Moreira Ribeiro Cavalcante; a pedagoga e relações públicas e mulher trans Márcia Gadelha; a jornalista Samanda Ferreira Machado; a assistente social e pós-graduada em Direitos Humanos e Políticas Públicas, Susan Kelly dos Santos Melo; a militante Katiucha Maria da Cunha Gomes; a militante da causa feminista Rosiane Cruz; a contadora e sindicalista Maria Aparecida Torres Diniz de Almeida.
Duas das homenageadas não puderam participar da sessão por questões pessoais. A pedagoga e advogada Bárbara Duarte Medeiros de Moura Rezende, foi representada pela irmã, Iris Mariana. Já a protetora e ativista da causa animal, Débora Cordeiro Ramalho de Araújo, também não pode participar.
A sessão especial foi encerrada com a apresentação do Coral da Câmara Municipal de João Pessoa e com as homenageadas e os componentes da mesa juntos ao som da música “Maria, Maria”, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Discussion about this post