No último sábado, o Cariri esteve reunido no município de Gurjão para celebrar a criação do Instituto Histórico e Geographico de Gurjão e do Museu Histórico Major Raulino de Medeiros Maracajá. O evento contou com diversos intelectuais da cidade e de toda a Parahyba, membros de várias instituições culturais além de autoridades.
O Instituto Histórico tem como Presidente o Engenheiro Agrônomo e Secretário de Meio Ambiente municipal Carlos Antônio G. da Costa e o lema da instituição é fomentar a história e a cultura municipal. Para Carlos, é honroso poder trabalhar em prol da cultura do município e vê o IHGG como uma possibilidade de reunir documentos e um acervo para que estudantes, pesquisadores e a própria população possa conhecer a sua história. “Agradecer ao Prefeito José Elias, sem seu apoio nada disso tinha acontecido”, afirmou.
O evento teve início na Fundac e teve a abertura com hino nacional e o de Gurjão tocados pela Filarmônica Nossa Senhora do Rosário, em seguida músicas nordestinas tocadas pelas crianças da escola de sanfona municipal. A sessão de fundação foi presidida pelo Prof. Daniel Duarte Pereira, Presidente do Inst. Hist. e Geog. do Cariri Paraibano e contou com a brilhante participação do Sr. Antão Ouriques de Farias que no alto de seus 97 anos, veio de São Paulo para o evento e também para lançar a pedra fundamental de uma capela no sítio Riacho do Padre, uma das primeiras sesmarias requeridas na região em 1723, terra de seus ancestrais. Na sequência foram empossados os sócios fundadores, honorários e a comitiva seguiu para o prédio do IHGG onde funcionou a antiga Prefeitura, Câmara de vereadores e anteriormente estava instalada a cadeia pública.
Discussion about this post