A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar estadual, apresentou o balanço de serviços oferecidos em 2023 e constatou o aumento de 102,5% no número de cirurgias realizadas no ano passado em comparação a 2022. Foram 3.469 cirurgias em 2023 e 1.713 no ano anterior. O número de pacientes atendidos no setor também aumentou. Em 2022, foram 1.663 pacientes que passaram pelo Centro Cirúrgico da unidade. Em 2023, esse número subiu para 3.224, com uma média de 8,8 procedimentos realizados diariamente. O dado representa 91% de aumento em relação aos procedimentos realizados por dia na maternidade em 2022, cuja média era de 4,6 cirurgias.
De acordo com a diretora-geral da Maternidade Frei Damião, Marcela Tárcia, os avanços são resultado de um trabalho coletivo e da oferta de novos serviços na unidade, promovidos pelos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba. “Este ano, abrimos uma nova sala de cirurgia e reorganizamos alguns fluxos. Implantamos procedimentos como histeroscopias diagnóstica e cirúrgica, laqueadura periumbilical pós-parto, cirurgias bariátricas, ampliamos a oferta de procedimentos para o público transexual e também a inserção de DIU, com um aumento importante em vários outros procedimentos também”, destacou.
Em 2022, a maternidade realizou quatro inserções de DIU; em 2023 esse número passou para 105, um aumento de 2.525%. Outro procedimento com grande aumento de oferta foram as cirurgias de mastectomia masculinizadora, que cresceram 425%, saindo de quatro procedimentos em 2022 para 21 em 2023.
Marcela Tárcia explica que o planejamento familiar teve um incremento garantido pela nova lei (14.443, de 2022), que entrou em vigor em março de 2023 e flexibilizou as exigências para a cirurgia. “Uma vez que os critérios mudaram, a Maternidade Frei Damião implantou o procedimento de laqueadura periumbilical pós-parto, que contempla mulheres que estão com a documentação completa para a cirurgia e evoluem para o parto normal. Por meio desse protocolo, os médicos conseguem realizar a laqueadura em até 24h após o parto apenas com uma incisão pequena próxima ao umbigo, de forma minimamente invasiva, sem aumentar o tempo de internação da paciente e sem colocá-la longe do filho recém-nascido”, explicou, lembrando que o procedimento é disponibilizado inclusive aos finais de semana, beneficiando todas as pacientes que têm direito à laqueadura.
O procedimento de laqueadura recém-implantado beneficiou 63 pacientes em 2023. Outros dois serviços também foram abertos para a população em 2023: histeroscopias diagnósticas e cirúrgicas. Os procedimentos são realizados por vídeo e têm o objetivo de diagnosticar ou tratar condições da cavidade uterina, como pólipos e miomas. A histeroscopia diagnóstica foi implantada em junho e foi realizada em 136 pacientes durante o ano. A oferta da histeroscopia cirúrgica começou em novembro e o procedimento foi realizado 18 vezes durante os últimos dois meses do ano.
Em relação às cirurgias bariátricas, com vagas abertas em novembro de 2023, a unidade realizou 14 procedimentos. A Maternidade Frei Damião também passou a oferecer procedimentos inéditos na rede estadual para tratar condições nas gestantes e fetos, como a transfusão de sangue intrauterina. O procedimento consiste em realizar uma transfusão sanguínea no feto enquanto ele ainda está no ventre da mãe e é utilizado para tratar a anemia fetal, uma condição grave que pode levar ao óbito do feto, ou diminuir o tempo de gestação ocasionando um parto prematuro extremo.
Discussion about this post