De janeiro até abril deste ano, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, já contemplou 2.450 mulheres com cirurgias ginecológicas. Através do Programa Opera Paraíba, que agiliza o acesso aos procedimentos eletivos, foram realizadas 443 intervenções cirúrgicas em janeiro, 590 em fevereiro, 661 em março e 766 em abril. Os serviços, ofertados nos hospitais das três Macrorregiões de Saúde, abrangem laqueaduras tubárias, histerectomias abdominais e vaginais, perineoplastia, ooforectomia, endometriose, entre outros.
Entre as cirurgias oferecidas, a de endometriose profunda era uma das grandes demandas das mulheres no estado. Um dos principais desafios associados ao procedimento cirúrgico é a sua complexidade, já que o tecido endometrial pode se espalhar por uma variedade de órgãos e estruturas dentro da pelve, tornando a remoção completa uma tarefa minuciosa. Pela complexidade da cirurgia, é importante a colaboração interdisciplinar para minimizar os riscos e maximizar os resultados positivos para a paciente.
Ângela Maria do Nascimento, de 30 anos, mora em Cruz do Espírito Santo, e foi uma das contempladas com cirurgia de endometriose na maternidade Frei Damião, em João Pessoa. “Desde 2019, eu descobri que tenho adenomiose, mas o diagnóstico de endometriose é muito demorado, e até chegar aqui, fiz muitos exames. Essa é uma doença incapacitante, e por conta das fortes dores que eu sentia, tive que deixar de trabalhar. Após minha recuperação, meu sonho é ter meu trabalho de volta”, diz emocionada.
Nos quatro primeiros meses do ano, os dois hospitais executantes das cirurgias de endometriose, o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, e a maternidade Frei Damião, na capital do estado, realizaram 58 procedimentos por meio do Opera Paraíba.
Para ter acesso ao serviço, a paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde, e com o encaminhamento dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apta, através do site do Opera Paraíba através do endereço operaparaiba.pb.gov.br.
Discussion about this post