Com o objetivo de reduzir o tempo de espera para as mulheres que buscam a laqueadura como método contraceptivo definitivo, o Programa Opera Paraíba promoveu, nesse fim de semana, no Hospital de Clínicas, unidade da rede estadual, em Campina Grande, um mutirão de 40 cirurgias. Foram 20 procedimentos realizados no sábado (26) e mais 20 no domingo (27).
A paciente Samara Rocha, de 37 anos, que é mãe de quatro filhos, conta que era um desejo fazer a cirurgia. “Eu já tenho quatro filhos, o menor com dois anos, e todo mês eu ficava com receio de engravidar”, diz.
Ana Paula Felipe, de 29 anos, teve o último bebê há pouco mais de um ano e também é mãe de uma menina de 12 anos, por isso ela não deseja mais engravidar. “Agradeço a Deus a oportunidade de fazer minha cirurgia, porque não quero mais ter filho e agora vou estar mais segura”, afirma.
De acordo com o médico ginecologista Jader Henriques, a demanda por cirurgias de laqueadura é alta. “A procura por esse procedimento de contracepção tem sido sempre maior que a oferta, por isso estamos realizando esse mutirão aqui no Hospital de Clínicas, com 40 procedimentos em apenas dois dias”, destaca.
O Hospital de Clínicas é referência para a realização de cirurgias eletivas através do Programa Opera Paraíba para as cidades do interior do estado. Até o momento, já realizou cerca de 8 mil cirurgias eletivas em 2023.
Discussion about this post