O Instituto Nelson Wilians (INW) e a Organização Não Governamental Aliança Bayeux Franco Brasileira (ABFB), que tem à frente a presidente da Célia Domiciano realizam das 9h às 13h, na sede da ONG , localizada no Centro de Bayeux, a primeira edição da Paraíba do projeto Mutirão Jurídico, com o objetivo de fortalecer e ampliar o acesso à justiça para as organizações sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Nesse sentido, serão oferecidos serviços de aconselhamento jurídico nas áreas de direito trabalhista, criminal, consumidor e também para questões de direito de família, bem como divórcio e pensão alimentícia. Os atendimentos serão realizados pela equipe de advogados e funcionários voluntários do Nelson Wilians Advogados.
A presidente do INW, a advogada e administradora Anne Wilians enfatiza que o Mutirão Jurídico contribui não apenas para a democratização, fortalecimento e ampliação do acesso à justiça, por meio de assessoria jurídica consultiva gratuita para pessoas inseridas em contexto de vulnerabilidade socioeconômica em territórios periféricos, mas também impulsiona o voluntariado estratégico como ferramenta de transformação social. “O programa possibilita que as pessoas atendidas conheçam os seus direitos e identifiquem se eles estão sendo violados, bem como, tenham direcionamento qualificado para buscarem órgãos e serviços gratuitos para solucionarem suas demandas jurídicas”, observa.
Por sua vez, a gerente de Projetos Sociais do INW, William Ruiz destaca que o mutirão é uma oportunidade única para que os cidadãos possam ter acesso à justiça de forma efetiva. Para participar, os atendidos passam por uma triagem, em que são direcionados aos advogados especialistas de cada área. Depois disso, recebem todos os aconselhamentos jurídicos e um material com orientações dos locais para buscar atendimento jurídico gratuito na cidade.
“O acesso à justiça é uma dificuldade latente em comunidades vulneráveis de todo o Brasil. Conseguir mobilizar advogados especialistas em diversas áreas e conectar esses profissionais com pessoas que precisam desse atendimento é uma realização para o INW”, assinala.
O projeto não se limita apenas a oferecer consultoria jurídica gratuita, ele possibilita que as pessoas atendidas possam conhecer os seus direitos e identificar se eles estão sendo violados, se reconhecerem enquanto cidadãos portadores destes direitos e terem direcionamento qualificado para buscarem órgãos e serviços gratuitos para solucionarem suas demandas jurídicas.
Ao longo do último ano, o Instituto mobilizou mais de 16 edições do Mutirão Jurídico ao redor do Brasil, atendendo mais de 390 famílias e engajando mais de 245 voluntários. Para facilitar os atendimentos da próxima edição que será realizada na Paraíba e aberta para toda a comunidade do Centro de Bayeux, é recomendada a inscrição online de forma gratuita até o dia do evento (https://bit.ly/3ySwZQY).
Serviço
O que: Mutirão Jurídico Gratuito do Instituto Nelson Wilians
Quando: sábado, 19 de outubro, das 9h às 13h
Onde: Aliança Bayeux
Endereço: R. José Rodrigues de Moura, nº 58 – Centro, Bayeux – PB, 58306-370
Inscrições online: https://bit.ly/3ySwZQY
Para mais informações sobre o INW e suas atividades, acompanhe-nos nas redes sociais: @institutonw no Instagram e Instituto Nelson Wilians – INW no Facebook e LinkedIn.
Discussion about this post