O sentimento de renascimento pairou nas alas pediátricas do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) nesta quarta-feira, dia 8. Foi uma tarde bem diferente e cheia de alegria para os pequenos que estão internados no HULW. A equipe da Brinquedoteca distribuiu chocolates para pacientes e acompanhantes que estão na Clínica Pediátrica, Unidade de Doenças Infectoparasitárias (DIP) e Clínica Obstétrica.
A ação foi referente às comemorações da Semana da Páscoa, época alusiva à ressurreição de Cristo. Houve a distribuição de ovos de chocolate para mães e crianças. Também foram entregues kits de higiene para os pequenos. “Este evento estava marcado antecipadamente desde o mês de fevereiro, porém com o isolamento devido à Covid-19 e à necessidade de ações preventivas, acrescentamos às lembranças kits de higiene para aumentar os cuidados”, explica a enfermeira Daniela Karina Antão, que é coordenadora da Brinquedoteca.
Eventos de Páscoa são realizados anualmente pelas profissionais da Brinquedoteca Margareth Diniz, no entanto, este ano a ação foi apenas simbólica diante da necessidade de se evitar aglomerações em época da pandemia do coronavírus em que o mundo está vivenciando. “Trata-se de uma iniciativa de inclusão e, ao mesmo tempo, reflexão da data comemorativa da Páscoa. Principalmente neste momento em que as visitas não são possíveis por conta do isolamento social. É um contentamento para nosso pacientes”, disse.
A época de pandemia restringiu o acesso à brinquedoteca: atualmente os atendimentos da equipe são voltados exclusivamente para pacientes da Clínica Pediátrica. “O fluxo do hospital está sendo redirecionado para os atendimentos de possíveis pacientes pediátricos suspeitos ou confirmados da Covid-19 tanto na DIP quanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica”, detalhou Daniela.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Discussion about this post