Os programas e ações executadas pelo Governo da Paraíba foram destaque em relação à temática da Juventude e Sustentabilidade, durante Seminário organizado pelo Fórum de Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Palácio da Cidade, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde até sexta-feira (25) acontece a Semana da Juventude da CPLP.
O estado está sendo representando no evento pela secretária executiva de Juventude, Madu Ayá, que falou sobre os projetos que o Governo da Paraíba tem realizado no tocante ao desenvolvimento sustentável com foco nas juventudes, a exemplo do Plano Estadual de Juventude e de programas como o Qualifica Juventudes, que está sendo realizado em diversos municípios paraibanos, durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de promover a qualificação profissional de 4 mil pessoas e estimular a inclusão produtiva dos jovens.
A gestora participou do painel sobre Ação Climática e Sustentabilidade ao lado do secretário-geral do Conselho Nacional de Juventude e membro da equipe de transição do Governo Federal, Gustavo Gama, do presidente do Conselho Nacional de Juventude de Portugal, Rui Oliveira, e do jovem Daniel Calarco, embaixador brasileiro no Generation17, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“É uma alegria poder participar deste encontro e representar o estado da Paraíba, que tem servido como referência na construção de políticas de juventude e principalmente no tocante à convivência com o semiárido para a juventude do campo. Sairemos daqui estes dias com muitas parcerias fechadas com outros países, visando o desenvolvimento sustentável de nosso estado e um futuro de oportunidades para nossa população jovem”, destacou Madu Ayá.
Na ocasião, a secretária executiva de Juventude falou do bom exemplo do estado da Paraíba com relação ao cultivo do algodão colorido no município de Remígio, que tem sido destaque em sustentabilidade para a indústria da moda, além de gerar emprego e exigir poucos recursos ambientais. O produto tem sido exportando em grande escala em todo o Brasil e fora do país.
A presidente do Fórum de Juventude dos Países de Língua Portuguesa e presidente do Conselho Nacional de Juventude de Guiné-Bissau, Aissatu Forbs Djaló, falou da importância do evento para a Juventude. “Esse é um espaço de diálogo e capacitação dirigida a jovens de organizações de juventude, acolhido pelo Conselho Nacional de Juventude do Brasil, visando construir pontes e reunir em torno de esforços conjuntos com base no constante diálogo estruturado, contribuindo para moldar o futuro e para garantir o bem-estar das gerações vindouras”, ressaltou.
Já para o presidente do Conselho Nacional de Juventude e Coordenador do Atlas da Juventude, Marcus Barão, o evento é um “verdadeiro marco histórico. Será um importante momento de integração e fortalecimento dos laços de amizade e culturais entre jovens e organizações juvenis dos países de língua portuguesa”.
O Seminário faz parte da Semana de Juventude da CPLP, que se estende até a próxima sexta-feira (25) com vários debates em torno dos desafios das juventudes em relação à agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Participam do evento, representantes dos Conselhos de Juventude de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além de representantes de organismos internacionais, gestores estaduais e municipais de Juventude do Brasil e de entidades que trabalham com políticas públicas para as juventudes.
Discussion about this post