O feriado junino de 2023, que foi do dia 23 ao dia 25 de junho, obteve redução de 61% de homicídios, em relação ao mesmo período do ano passado (5 e 13 casos, respectivamente). Também não foi registrado nenhum crime grave contra a vida em locais de festa em todo o território paraibano. A informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social tem como base relatórios gerados a partir de dados dos órgãos operativos da pasta – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, durante a Operação São João 2023. Também participam da ação o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sistema Penal.
Este ano, as forças de segurança trabalharam em mais de 400 eventos até agora, em pelo menos 120 municípios do Estado. Para isso, todo o efetivo foi empregado em escalas e toda uma estrutura de tecnologia usada com a instalação de câmeras de monitoramento nos locais de maior público, como João Pessoa, Campina Grande, Bananeiras, Patos, entre outras cidades. As imagens captadas por mais de mil câmeras na Paraíba foram geradas para os Centros Integrados de Comando e Controle da Sesds e contribuíram para prevenção de crimes, prisões em flagrante e captura de foragidos da Justiça. Até o fim de junho e início de julho, policiais e bombeiros devem trabalhar ainda em 100 eventos.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também esteve presente nos maiores festejos, dando apoio ao patrulhamento realizado pelas equipes em terra. Além disso, ainda realizou atendimentos aeromédicos durante o período, com traslados de pacientes principalmente da zona rural para hospitais da capital.
“Essa é a maior operação que as Forças de Segurança executam de maneira ininterrupta e estamos em grandes eventos com muita tranquilidade. Todo nosso efetivo está sendo empregado, estamos utilizando os nossos recursos tecnológicos, os Centros Integrados de Comando e Controle, helicópteros, mais de mil câmeras instaladas em todo o estado, garantindo uma resposta mais rápida das forças de segurança”, frisou o secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes.
Maior São João do Mundo – Somente em Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo, foram instaladas câmeras de reconhecimento facial, câmeras fixas no Parque do Povo. Graças ao monitoramento, várias prisões foram realizadas durante o período, como as de pessoas responsáveis por furtos, roubos e tráfico, além daquelas com mandados de prisão em aberto. A média de público está sendo de 33 mil pessoas por noite, sendo que em três noites a lotação foi máxima (57 mil).
Simulado com múltiplas vítimas – De forma preventiva, a Segurança Pública da Paraíba realizou, antes do início de junho, um simulado de incidente de múltiplas vítimas, em Campina Grande. O procedimento fez parte do Plano Operacional para o São João 2023 com resgate encenado no Parque do Povo, incluindo combate a incêndio, busca e salvamento, contenção de pânico, inclusive com atuação do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, que conduziu as ‘vítimas’ para o Hospital de Trauma de Campina Grande.
Discussion about this post