A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Embaixada da França, iniciou, nesta segunda-feira (22), o workshop ‘Audiovisual – da ideia à comercialização’, ministrado pela produtora executiva francesa Clémentine Mourão-Ferreira. A preparação segue até a próxima quinta-feira (25), com encontros no auditório da Funjope. O curso é voltado para profissionais e realizadores do audiovisual e produtores executivos.
“Esse workshop foi pensado alguns meses atrás, a partir do estabelecimento de uma parceria com a Embaixada da França, por meio do adido cultural Matthieu Thibaudault. Fizemos diversas reuniões, construímos um plano e uma forma para que a Embaixada pudesse colaborar com o nosso audiovisual”, relatou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Esse encontro da Clémentine com os diretores locais acontece antes do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), que será realizado entre os dias 26 a 30 de agosto. A intenção foi fazer a preparação dos produtores para os ambientes de mercado do evento.
“O workshop dura quatro dias e estou apresentando as ferramentas com as quais os profissionais da Paraíba têm que preparar sua aproximação com os players que vão encontrar no futuro. Essas ferramentas são materiais escritos, que têm que ser ajustados, coerentes, precisos e concisos. É isso que estamos trabalhando em relação aos projetos apresentados ou em desenvolvimento”, declarou Clémentine.
Numa segunda fase, ela vai explicar as expectativas de potenciais com produtores estrangeiros que estejam interessados em projetos brasileiros, com suas histórias locais, autênticas, pessoais e também as expectativas deles em relação a uma colaboração internacional e possível participação de técnicos ou atores estrangeiros. Além disso, a possibilidade de estabelecer estratégias para o lançamento do filme no Brasil e também fora do país.
Clémentine afirmou que teve dois convidados no workshop, o produtor português João Matos, que vive em Lisboa e fez a apresentação de vários projetos que produziu com o Brasil. Nesta quarta-feira (24), o outro convidado é um distribuidor e produtor francês que tem lançado vários filmes brasileiros na França e tem contribuído para dar visibilidade a eles na Europa e disponibilizando nas plataformas digitais.
Ela acrescentou que o cinema brasileiro sempre despertou interesse. Em setembro, inclusive, acontece um festival em Paris dedicado a esse mercado nacional.
Workshop – O objetivo é dar ferramentas e estratégias aos produtores audiovisuais de João Pessoa para que eles possam elaborar seus projetos de forma estruturada e apresentar ao mercado nacional e internacional.
As aulas serão divididas em dois conteúdos: estratégia de aliança internacional e promoção e comercialização, possibilitando a formação necessária para que os produtores possam adequar seus projetos ao mercado e também pleitear fontes de financiamento possíveis no âmbito mundial.
A metodologia é a partir de apresentações expositivas, elencando as diferentes fases e ferramentas necessárias para que os projetos alcancem seus objetivos.
Clémentine Mourão-Ferreira – Filha de uma francesa e um português, a produtora foi criada em Paris, mas viveu e trabalhou em Berlim, Lisboa e México. Graduada em Literatura e Teoria do Cinema, trabalhou com nomes como Manoel de Oliveira, Werner Schroeter, Aida Begic, Xavier Giannoli, Patrice Leconte e, junto a eles, ajudou a desenvolver e financiar mais de 40 longas-metragens.
De 2005 a 2009, atuou como programadora no Festival Internacional de Cinema Indie Lisboa (Portugal). Desde 2007, participa da seleção de projetos a serem apoiados por agências de fomento na França, México, Bolívia e Portugal. Atualmente é analista de roteiro para o CNC (Centre National du Cinéma et de l’image Animée) e Eurimages.
Fundou aso-cle de Bordeaux em 2020 e trabalha com cineastas dispostos a criar mundos autênticos onde prevalecem a poesia, a imaginação e a natureza. A produtora executiva também é participante do TFL Next – Audience Design Workshop2020, Alpes Film Lab 2021, EAVE Puentes 2021 e Feature Lab 2022.
Discussion about this post