O Instituto de Previdência Municipal de Pedras de Fogo (IPAM) lançou, nessa quarta-feira (27), o primeiro programa de empréstimo consignado realizado por um município do Nordeste para aposentados e pensionistas – o IPAM Consig.
A apresentação do programa contou com a presença de autoridades, como o prefeito Ba Barros (MDB), o deputado estadual Anderson Monteiro, além do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz. Vereadores, secretários municipais, presidente do sindicato dos servidores públicos, representante do poder judiciário e aposentados também prestigiaram o evento.
O IPAM Consig é a primeira iniciativa da região a disponibilizar crédito por meio de um Regime Próprio de Previdência Social aos seus aposentados e pensionistas. No Brasil, apenas 9 municípios ofertam este tipo de possibilidade de empréstimo aos servidores aposentados. Os recursos destinados à iniciativa são do próprio Instituto, que está no melhor momento financeiro da sua história.
Magnum Leandro, presidente do Instituto, ressaltou o desafio de recuperar a saúde financeira do IPAM, um dos passos fundamentais para se chegar ao atual patamar de equilíbrio fiscal. Ele realçou ainda o compromisso do prefeito Ba Barros, que mantém a contribuição patronal em dia. Magnum ressaltou o “olhar humanizado para o aposentado” de Pedras de Fogo.
“É muito gratificante participar do lançamento deste programa que transforma a maneira como Pedras de Fogo cuida do aposentado. O IPAM estava destruído e exigiu muito trabalho para reconstruir o Instituto. Respeitamos os aposentados, que corriam risco com a gestão passada, e hoje chegamos a este patamar de emprestar dinheiro aos beneficiários. O IPAM é dos aposentados e hoje serve aos aposentados, garantindo segurança e responsabilidade com o dinheiro do contribuinte”, ressaltou o prefeito Ba Barros.
O servidor aposentado ou pensionista que quiser contratar empréstimo consignado no IPAM deverá comparecer presencialmente às dependências do Instituto, onde poderá verificar a disponibilidade de margem disponível para ele, conforme as regras estabelecidas em Lei. O atendimento é imediato e há também a opção de agendar o serviço por meio do portal do IPAM. O Instituto conta atualmente com 296 aposentados e 63 pensionistas, um total de 359 servidores que poderão usufruir desse benefício.
O presidente do TCE da Paraíba, Nominando Diniz, fez memória do ex-prefeito Manoel Junior antes de iniciar sua fala. Ele destacou que os recursos do próprio IPAM vão beneficiar os aposentados e pensionistas. Algo extraordinário, segundo ele. “Isso se dá pela responsabilidade do prefeito e do presidente do IPAM”, declarou.
Nominando Diniz ainda realçou a importância de servidores concursados, que contribuem para a previdência municipal. Lembrou que a aplicação dos recursos públicos deve ser realizada com responsabilidade, o que acontece em Pedras de Fogo. O presidente do TCE se comprometeu a ser um grande divulgador deste programa na Paraíba.
O IPAM Consig vai contar com cerca de 1.700.000,00 reais do seu patrimônio, o equivalente a 5% dos recursos do Instituto. Aposentados e pensionistas terão prazo de até 84 meses para pagar os empréstimos. A idade limite para contratar o crédito é de 74 anos de idade. A taxa de juros ofertada será de 1.59% ao mês, abaixo da disponibilizada por grandes instituições financeiras.
Anderson Monteiro enfatizou a responsabilidade de Pedras de Fogo, principalmente do IPAM. Segundo ele, o lançamento do programa mais impactante dos 33 anos de história do Instituto é fruto de um trabalho árduo, iniciado por Manoel Junior e continuado por Ba Barros.
Ailton Filho, secretário de governo de Pedras de Fogo, lembrou que o empréstimo foi pensado para beneficiar o aposentado e ressaltou o equilíbrio financeiro de Pedras de Fogo, tanto na prefeitura como no IPAM. O vereador Itamar Monteiro recordou que há 4 anos a preocupação era de como o IPAM iria superar o momento calamitoso no qual se encontrava e hoje empresta dinheiro aos seus segurados.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município, professor Raimundo, o momento foi histórico. “É uma ação que nunca foi realizada por nenhum gestor. O sindicato parabeniza o programa. O sindicato se mantém firme na defesa dos servidores, mas é parceiro da prefeitura e busca sempre o diálogo, o que tem acontecido nesta gestão” disse.
Discussion about this post