João Pessoa chega aos 437 anos nesta sexta-feira (5) muito próxima de atingir a marca de um milhão de habitantes. E para que a Capital de todos os paraibanos continue sendo um bom lugar para seus moradores e também visitantes, a aposta da Prefeitura é em infraestrutura – área onde já foram assinadas 262 ordens de serviço, com investimento de mais de R$ 124 milhões. As obras de mobilidade urbana, pavimentação, construção de escolas, praças, reformas e recuperação de equipamentos públicos, além de iluminação em LED, estão garantindo a qualidade de vida na terceira capital mais antiga do País.
E as obras estão espalhadas por todos os bairros. No Bairro dos Estados, por exemplo, a Escola Municipal Ângelo Notare foi a primeira entregue de 35 unidades educacionais que estão sendo reformadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Um equipamento com padrão de qualidade, que se repetirá em todas as unidades de ensino, oferecendo acessibilidade, salas climatizadas, de mídia e leitura, além de brinquedoteca.
“A Seinfra se orgulha muito de tocar essas obras, fazer parte desse momento onde a Prefeitura de João Pessoa investe para oferecer uma educação de mais qualidade para a população”, frisou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, lembrando que, ao todo, serão 60 reformas em unidades de ensino. Outras 14 escolas e 23 creches serão construídas, por meio de parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujos projetos estão em análise para aprovação em Brasília.
No Geisel, moradores estão felizes com a construção da rotatória na Avenida Juscelino Kubitscheck com a Rua Abelardo Targino da Fonseca, que acabou com os longos congestionamentos e risco de acidentes, beneficiando cerca de 100 mil pessoas que transitam pelo local todos os dias.
O aposentado Gilvandro Inácio da Silva, morador do Geisel há 40 anos, disse que o cenário caótico deu lugar há outro muito mais seguro. “Perdi a conta do tanto de batidas que eu vi aqui. Muitos amigos machucados, muita gente aborrecida pelo trânsito, onde ninguém sabia de quem era a vez. Mas a Prefeitura acabou com isso e ficou uma maravilha a obra”, definiu.
Outro serviço que contribui com a mobilidade urbana é a pavimentação e asfaltamento de ruas e avenidas, que reduz o tempo de deslocamento e melhora a fluidez do trânsito. A Prefeitura de João Pessoa já entregou 52 ruas em paralelepípedo, que receberam calçadas padronizadas e acessibilidade. Outras 142 estão com ordem de serviço assinadas ou com obras em andamento – a meta é calçar mil ruas até o final da gestão. Outras 38 vias receberam asfalto totalmente novo.
A aposentada Maria das Graças do Nascimento Melo, de 76 anos, vive na Rua Antônio Firmino Macêdo desde a inauguração do bairro do Valentina de Figueiredo. Ela, que mora com mais dois filhos e uma nora, conta que entrar e sair de casa deixou de ser uma rotina difícil para se tornar um hábito prazeroso. “Antes eu pagava o IPTU com muito desgosto, porque a minha rua, tão antiga, não tinha nada – apenas lama e poeira. Hoje a realidade é outra. Tenho prazer em dizer que moro aqui, de receber visitas. Acredite, a minha casa ficou mais valorizada, todo mundo diz”, afirmou.
LED – Uma cidade mais iluminada, com maior visibilidade para condutores, pedestres e população de modo geral, que usufrui dos espaços públicos. Este é o objetivo do programa LED, tocado pela Diretoria de Iluminação Pública da Seinfra (Dilup).
Em apenas um mês de serviço, foram instaladas mais de 800 luminárias em diversos pontos da Capital, sendo os bairros do Seixas e João Agripino os primeiros a atingir a meta de 100% de LED. Os serviços seguem sendo executados no Brisamar e Miramar, que também terão 100% de cobertura. O programa também já instalou lâmpadas de LED na Rua Rosa Lima dos Santos, no bairro dos Bancários; Adalgisa Carneiro Cavalcante, no Cuiá; e Manoel Lopes de Carvalho, bairro do Geisel, corredores importantes para o trânsito na Capital, com oferta de transporte público e acesso a escolas, hospitais e demais equipamentos. A meta da Prefeitura é superar nove mil lâmpadas de LED em toda cidade só este ano.
No Seixas, moradores se reuniram para aproveitar a nova iluminação com a prática de esportes e passeio na recém inaugurada Praça Comodoro Alexandre Augusto Montenegro Guimarães. O espaço público de lazer e um dos cinco já entregues pela Prefeitura de João Pessoa. Outros quatro estão em licitação. “Não tem nem comparação a iluminação de antes e a de agora. Moro aqui há 43 anos e nunca vi o bairro receber essa infraestrutura toda”, afirmou Maria das Graças do Nascimento Melo, de 76 anos, se referindo a nova praça, a iluminação de LED e as ruas que foram todas pavimentadas na atual gestão.
Bosque e praça – Dois equipamentos muito aguardados pela população, que tiveram obras abandonadas e a atual gestão precisou fazer distrato contratual para retomar os trabalhos com novas empresas, após procedimentos licitatórios. O Bosque Parque das Águas, em Mangabeira, conta com banheiros acessíveis, estacionamentos com 38 vagas, área de convivência com bancos e pergolados, totem, empraçamento com Academia da Terceira Idade, playgrounds, bicicletário, campo de futebol com vestiário masculino e feminino, alambrado e áreas de convívio. Todo o parque recebeu iluminação em LED.
Já a Praça do Carro Antigo, em Manaíra, tem em sua estrutura um espaço adequado para ser utilizado para a exposição de carros antigos, 14 quiosques, Academia da Terceira Idade (ATI), playground e iluminação LED. A obra conta ainda comum grande mural, que poderá ser utilizado por artistas do grafite.
Obras e ações – A Prefeitura segue num ritmo forte de trabalho, realizando as intervenções necessárias para melhorar a vida na cidade de João Pessoa. Desse o início da atual gestão, duas vezes por semana, são assinadas novas ordens de serviço em diversas áreas, além dos serviços diários de manutenção em tapa-buraco, drenagem, galerias, terraplanagem e iluminação. Uma grande parte das obras já foi executada, outra está em andamento, enquanto diversas estão autorizadas e com recursos adquiridos.
Confira o quadro geral do volume de obras executadas pela Seinfra:
-Escolas: 3 entregues e 32 com obras de recuperação em andamento;
-Praças: 5 entregues e 4 licitadas;
-Pavimentação em paralepípedo: 52 ruas entregues e 142 com ordem de serviço assinadas ou sendo executadas;
-Pavimentação asfáltica: 38 ruas concluídas e 78 com ordem de serviço assinadas ou sendo executadas:
Obras inauguradas:
-Reforma e ampliação do campo do Marretinha;
-Ginásio da Praça da Paz;
– Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras;
-Rotatória do Geisel;
– Praça do Carro Antigo;
– Bosque Parque das Águas.
Obras em andamento:
-Calçada do Cabo Branco;
-Reforma das Cozinhas Comunitárias do Timbó, Bela Vista e Taipa;
-Recuperação dos casarões históricos da Praça Antenor Navarro;
-Pintura do Paço Municipal.
Discussion about this post