O reforço das fiscalizações que o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) vai fazer durante o carnaval, terá uma novidade este ano: o uso de radares móveis e portáteis. O equipamento monitora em tempo real se a velocidade do veículo está dentro do permitido para a via.
As equipes estarão com o equipamento nos trechos onde o setor de planejamento apontou como “de maiores riscos de sinistros de trânsito”, com base nos indicadores do Anuário de Segurança Pública na Paraíba.
Conforme o comandante do BPTran, tenente-coronel Lucas, o objetivo é reduzir sinistros de trânsito no período. “O excesso de velocidade é um dos grandes causadores de sinistros. Além de outras ações, estaremos este ano com essa novidade de fiscalização com os radares móveis e portáteis. Nosso objetivo é ter um carnaval com redução de sinistros, que depende não só da fiscalização dos agentes de trânsito, mas da consciência da população”, destacou.
As multas por excesso de velocidade vão de R$ 130,16 centavos, quando a velocidade está até 20 % acima do permitido na via, até R$ 880,41, quando a velocidade ultrapassa 50% do permitido (neste caso tem ainda 7 pontos na carteira e pode ter a CNH suspensa por até 18 meses).
Discussion about this post