“Aqui na Caravana, passei pela triagem, fiz exame de sangue e, depois, um eletrocardiograma. Vou sair daqui com o encaminhamento médico para, finalmente, resolver esse problema”, comemorou Gevaldo Carvalho Lima, que em 2012, descobriu uma hérnia umbilical que, por muito tempo, manteve-se pequena, sem incomodar. “Porém, carregando peso no meu antigo trabalho, ela começou a aumentar. Diante de qualquer esforço físico, ela incha e dói bastante”, explicou. Ele foi uma das pessoas atendidas no primeiro dia da Caravana de Saúde nos Bairros, em Mangabeira, que teve início na manhã deste sábado (9), para a realização de exames, consultas e encaminhamentos para cirurgias, com o objetivo de zerar as filas de espera na Capital.
A iniciativa é promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, a partir da união dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria do Estado da Saúde (SES). O projeto continua nesse domingo (10).
A oferta de serviços teve início às 8h e se estendeu até as 17h deste sábado, em estrutura montada no Centro de Educação Integrada (CEI). Ao chegar à Caravana, as pessoas passavam por um cadastramento e, em seguida, por uma triagem com uma equipe de enfermeiros e um médico. De lá, eram encaminhadas para os consultórios instalados no próprio CEI, que reúnem especialidades como odontologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular.
De acordo com a secretária executiva da Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, o objetivo da Caravana é promover um grande mutirão, a fim de zerar as filas de espera por exames e cirurgias. “Estamos recebendo aqui quem necessita de qualquer procedimento cirúrgico ou exames laboratoriais, raio X, ultrassom, mamografia e também serviços odontológicos. As cirurgias que forem necessárias serão agendadas por médicos especialistas para serem realizadas nos próximos três meses”, explicou.
Encaminhamentos – A oferta dos serviços representou um verdadeiro alívio para pacientes como o policial penal José Barbosa dos Santos Filho. Há dez anos, ele sofre com artrose no joelho direito, necessitando, desde então, de uma cirurgia para colocar uma prótese. “Tentei fazer o procedimento várias vezes, mas nunca consegui. Durante todo esse tempo, tenho controlado as dores com injeções semanais, e tomando anti-inflamatório e fazendo compressas diariamente”, contou.
Na Caravana, finalmente ele conseguiu atendimento ortopédico e o tão aguardado encaminhamento para, na próxima semana, já agendar a cirurgia. “Está chegando o momento de eu me livrar dessas dores. E isso me deixa muito feliz e realmente aliviado. É muito gratificante, não só para mim, mas para todos que vieram a esse mutirão em busca de assistência”, festejou.
Exames e consultas – O mutirão deste sábado também foi procurado por pessoas que precisavam de orientação médica, a exemplo de Terezinha Machado Lima. Recentemente, ela fez um exame de vista, que não identificou nenhuma anormalidade. “Mas sinto que estou perdendo a visão, principalmente, do olho esquerdo. Vim à Caravana atrás de uma consulta com o oftalmologista, que me atendeu muito bem e me encaminhou para um novo exame, bem mais específico e aprofundado, já na próxima semana”.
Comodidade – Além de dar celeridade aos atendimentos, a Caravana proporcionou comodidade ao oferecer vários serviços de saúde em um só lugar. A dona de casa Maria Josimar Ferreira Torres foi até lá com o filho, Jordan Ferreira, de 14 anos. Inicialmente, ambos foram atendidos pela equipe odontológica, onde fizeram profilaxia.
Em seguida, o adolescente, que tem miopia, buscou o oftalmologista, para realizar um exame de vista; enquanto a mãe, que é hipertensa, dirigiu-se ao cardiologista. “Tem três anos que sofro com pressão alta e tomo medicação. Preciso cuidar disso. Tudo o que eu e meu filho tínhamos necessidade de resolver, fizemos aqui”, destacou.
Opera JP + Opera PB – A união dos programas, que visa zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas, foi anunciada na última quinta-feira (7) pelo prefeito Cícero Lucena, em coletiva de imprensa, dentro do pacote de ações para a área da Saúde.
A parceria com o Governo do Estado, a partir da junção do Opera João Pessoa e Opera Paraíba, possibilitará o aumento da capacidade de atendimento. Serão realizados seis mil procedimentos nos próximos três meses, incluindo cirurgias, exames e consultas. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
Confira a agenda da Caravana de Saúde nos Bairros:
09 e 10/07 – 8h às 17h – Centro de Educação Integrada – bairro Mangabeira
16 e 17/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Oscar de Castro – bairro Cruz das Armas
23 e 24/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Duque de Caxias – bairro Costa e Silva
30 e 31/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Dom Helder Câmara – bairro Valentina
Discussion about this post