A Prefeitura de João Pessoa promoveu, neste sábado (17), mais um ‘Dia D’ da Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação. Postos de imunização distribuídos em toda a cidade estavam abertos, recebendo crianças e adolescentes para atualizar o esquema vacinal. A vacina contra a poliomielite é direcionada para crianças menores de 5 anos de idade e a multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha segue até o dia 30 de setembro em todas as salas de vacina do município.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, a vacinação é a melhor forma de proteger as crianças e adolescentes contra doenças vacináveis. “Hoje é um dia muito especial para a saúde de nossas crianças, por isso nossos postos de vacinação estiveram funcionando ativamente com equipes capacitadas para imunizar nossos filhos, os protegendo da melhor forma possível”, afirmou.
Neste ‘Dia D’ de mobilização, todos os imunizantes que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) foram disponibilizados nos postos localizados no Mangabeira Shopping, Centro Municipal de Imunização (CMI), policlínicas municipais (com exceção da Policlínica de Mangabeira) e nas unidades de saúde da família (USF).
O casal Andrey e Emanuela Sebycias, levaram seus três filhos, os gêmeos Téo e Luca, de 2 anos, e a pequena Liz, de 1 ano, para atualizar o cartão de vacinação. Os meninos tomaram a vacina DTP (que protege a criança contra difteria, tétano e coqueluche) e a menina seguiu seu esquema de imunização contra a poliomielite. “Procuramos deixar a vacinação deles sempre em dia para que estejam protegidos contra todas as doenças possíveis”, disse o casal.
Já o estudante Euclides Gabriel, 10 anos, tomou a vacina contra o HPV. “É importante ele saber que precisa se vacinar e por isso o trouxe hoje e trarei sempre que precisar”, afirmou Ednaldo Alves, pai do menino.
O chefe de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, faz um alerta sobre os índices de vacinação no município e no País. “Estamos num momento importante de alerta para prevenção contra doenças, principalmente a que causa a paralisia infantil. Há muitas décadas, a pólio deixou de ser um problema graças à ciência e à vacinação massiva. Infelizmente, temos observado os índices atuais de vacinação baixos, o que tem nos preocupado significativamente”, destacou.
Horários de rotina – Para quem não conseguiu comparecer a um dos pontos de vacinação durante o ‘Dia D’, os imunizantes continuarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde da família (das 7h às 11h e das 12h às 16h; nas USF Bessa e São José, o horário é ampliado até às 20h); policlínicas municipais (de 7h às 17h); e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre (de 8h às 16h).
A Prefeitura também disponibiliza a vacina contra a poliomielite no posto fixo no Mangabeira Shopping, de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. É importante os pais e responsáveis apresentarem o cartão de imunização das crianças e adolescentes no momento da vacinação.
Esquema vacinal – No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública, as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.
A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e do Programa Nacional de Imunização (PNI). São elas: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.
Cobertura vacinal – Em João Pessoa, apenas 33,57% das crianças entre 1 ano a menores de 5 anos tomaram as doses do imunizante que previne contra a poliomielite. A meta é imunizar aproximadamente 42 mil crianças.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo MS é de 95%.
- Secom-JP
Discussion about this post