A Prefeitura de João Pessoa recebeu, na manhã desta terça-feira (6), representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife (PE). A visita foi solicitada pela assessoria do órgão americano, com o objetivo de conhecer a realidade pessoense e cruzar informações com as demandas de visto para o país norte-americano. O encontro aconteceu em um hotel localizado no bairro de Tambaú.
O governo pessoense foi representado, na reunião, por uma comitiva composta por equipes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e de Turismo (Setur), que recepcionaram o vice-cônsul americano Santiago Rios e a assistente consular Roberta Soares.
“A cada dois anos, nossa seção consular faz esforço para conhecer outras partes do território do consulado, porque quando estamos realizando entrevistas ou dando quaisquer serviços ao solicitante, queremos ter a melhor informação possível. Então, para nós, é muito importante ter esse contato, conhecer as cidades de onde vêm os solicitantes, para oferecer a eles o melhor serviço possível”, explicou Santiago Rios.
Destaques – A equipe da Sedest preparou uma apresentação, mostrando em números o bom momento econômico de João Pessoa, destacando o crescimento do mercado de trabalho local. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), no primeiro trimestre de 2023, foi registrada na cidade a menor taxa de desocupação (9,9%) dos últimos seis anos.
Já sobre o ambiente de negócios, foi destacado o tempo médio de abertura de empresas. Conforme dados do Governo Federal, a capital paraibana oferece um ambiente favorável para investimentos, com um destaque para o tempo médio de 9 horas para formalização de novos negócios, intervalo bem inferior à média nacional, que é de 30 horas.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, a equipe da Sedest fez um resumo de dados atualizados, a fim de apresentar as características socioeconômicas da cidade com profundidade e assertividade. “Tivemos oportunidade de destacar elementos que hoje fazem com que João Pessoa se diferencie na capacidade de atrair investimentos, e todos os indicadores que a capital paraibana apresenta hoje para o Brasil e o mundo”, disse.
Pauta – A apresentação da Sedest também destacou números referentes a dados demográficos; mapa de negócios; PIB municipal; mercado de trabalho; infraestrutura urbana e conectividade; tecnologia e infraestrutura digital; segurança e saneamento; e educação e formação de mão de obra.
O radar do turismo foi outro tópico que entrou em pauta. “Mostramos que João Pessoa está preparada para receber todas as tipologias e portes de turistas. E seguimos buscando cada vez mais números positivos, criando mais empregos e gerando mais desenvolvimento. O turismo está à disposição para que tudo isso aconteça”, acrescentou Daniel Rodrigues, secretário municipal de Turismo.
Desdobramentos – Ao término da reunião, Santiago Rios avaliou o encontro como bastante produtivo. “Foi a primeira vez que vim a João Pessoa. Estou saindo daqui com muitas referências positivas sobre a cidade. Aprendemos muito sobre o desenvolvimento, os esforços que estão fazendo em várias áreas, como o turismo e a construção civil. Fiquei muito impressionado”, falou.
O vice-cônsul convidou a equipe da Sedest para ir ao Recife, para fazer uma nova apresentação sobre os números do desenvolvimento de João Pessoa, dessa vez, para toda a equipe do consulado. O encontro, contudo, ainda não teve data definida.
Discussion about this post