A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta quinta-feira (27), uma operação de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos cemitérios públicos da capital. Com a proximidade do Dia de Finados, lembrado na próxima quarta-feira (2), as equipes compostas por agentes de endemias têm como objetivo acabar com o maior número de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
Até a próxima segunda-feira (31), os agentes devem visitar os cemitérios Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Cristo, São José e Penha. “Com a proximidade do Dia de Finados, compreendendo o grande fluxo de pessoas transitando nos cemitérios públicos de João Pessoa, os agentes de endemias estão intensificando o trabalho preventivo com a busca por objetos que possam acumular água, principalmente vasos e arranjos de flores que vêm embrulhados em enfeite plástico”, explicou Raquel de Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.
“Na oportunidade, os agentes também orientam os funcionários dos cemitérios quanto a retirada desses materiais para que o local não sirva de multiplicador de mosquitos e possam gerar transtornos com doenças que podem ser evitadas, com os cuidados preventivos e contínuo nos locais”, completou a diretora.
Estas ações específicas de prevenção à dengue são mais um reforço a uma ação maior no combate à doença, onde as equipes da Vigilância Ambiental, com seus agentes de endemias e comunitários, têm realizado visitas a locais públicos e residências, com orientações à população e a aplicação de larvicidas para eliminar os possíveis focos.
Dengue – A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou grave, inclusive podendo levar à morte. Em primeiro momento, a dengue se manifesta por meio de uma febre alta, variando entre 39°C e 40°C, de início abrupto, que geralmente dura entre dois e sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são sintomas comuns da dengue. Na fase febril inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Atendimento – Quem apresentar os sintomas da dengue deve procurar sua Unidade de Saúde da Família de referência e, nos casos considerados como mais graves, é necessário a busca por assistência em uma porta de urgência, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais que atuam como porta aberta para casos de urgência.
Discussion about this post