A Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa elaborou um material de orientação para trabalhadores de saúde e a comunidade sobre a utilização de plantas medicinais no preparo de chás para o tratamento de gripe e resfriado. O material será compartilhado com médicos das Unidades de Saúde da Família (USF) para que possam recomendar as terapias alternativas aos usuários quando necessário.
De acordo com Patrícia Margarete Barbosa, coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) da SMS, a finalidade é possibilitar à população o uso responsável e seguro de plantas medicinais que já tenham em casa e ou que possam encontrar facilmente. “Se faz necessário resgatar os usos, sentidos e costumes das plantas medicinais nos processos de cuidado de forma integral, considerando as singularidades das pessoas, dos territórios e dos saberes populares”, afirmou.
Ela destaca que, no cuidado em saúde, as plantas medicinais podem ser utilizadas na forma de chás, lambedores, cataplasmas, banhos de assento, gargarejos e compressas. Entre as terapias recomendadas estão chás de alho, gengibre, romã e hortelã da folha grossa; além de lambedores de abacaxi e hortelã da folha grossa.
“O chá medicinal é um preparado utilizado no tratamento em saúde a partir da liberação dos princípios ativos farmacológicos contidos nas folhas, flores, frutos, caule, raízes, cascas e entrecascas, podendo ser preparado a partir de diferentes métodos”, explicou a coordenadora das PICS.
O material foi elaborado a partir de pesquisa em literatura especializada oficial e referenciada. O trabalho de pesquisa foi realizado pelas áreas técnicas de PICS e da Pessoa Idosa, além de médicos da Família e Comunidade, com revisão de professores da área de saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Discussion about this post