O presidente do Conselho Estadual de Saúde, (CES), Eduardo Cunha, destacou, nesta terça-feira, (9), os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de Saúde. ” O governador João Azevedo realmente mudou completamente o atendimento e a atenção aos usuários do sistema de saúde no estado da Paraíba, oferecendo à população paraibana saúde com qualidade e o Conselho tem, por obrigação, parabenizar o governador por estes investimentos que só têm trazido melhorias para o nosso povo”, disse Eduardo Cunha.
Entre os serviços, Eduardo Cunha destacou o programa Opera Paraíba criado em 2022. De acordo o presidente do Conselho Estadual de Saúde, o programa já realizou mais de 100 mil procedimentos cirúrgicos e vem sendo copiado por outros estados brasileiros.
Eduardo Cunha lembrou que o Opera Paraíba foi criado na gestão do então secretário Geraldo Medeiros e que teve continuidade com Jhony Bezerra e Renata Nóbrega, ” todos trabalhando em prol da saúde do povo paraibano”, destacou.
Outro programa importante do Governo do Estado, segundo Eduardo Cunha, é o Coração Paraibano, que, segundo ele, já atendeu mais de 12 mil casos de infarto do miocárdio e com isso reduzindo as mortes em torno de 41%. ” Isso é da maior importância, inclusive com a interiorização do atendimento dos pacientes, como a implantação da hemodinâmica em Campina Grande e em Patos, levando esse atendimento para o sertão”, destacou.
” Vale ressaltar que a Paraíba, com todos os estados brasileiros, tem a obrigação constitucional de gastar 12% da receita em relação aos gastos com a saúde, e o Governo de João Azevêdo investiu, além da obrigação constitucional, mais R$ 350 milhões no atendimento à população paraibana em suas necessidades de saúde”, destacou.
No que diz ao atendimento aos pacientes acometidos pelo câncer, Eduardo Cunha destacou o trabalho realizado pelos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, em João Pessoa, o Hospital da FAP, em Campina Grande e o Hospital do Bem, em Patos.
Eduardo Cunha disse ainda que o programa Paraíba contra o Câncer que foi lançado na última segunda-feira, (8) pelo Governo do Estado vai oferecer diagnóstico e tratamento em 18 hospitais do Estado ” Isso é da máxima importância porque hoje os pacientes têm que se deslocar do interior do Estado para João Pessoa ou Campina Grande em busca de atendimento e tratamento” disse.
TRANSPLANTE: Eduardo Cunha destacou ainda, a política de transplante do Governo do Estado que, segundo ele, também tem sido um exemplo para todo o Brasil com a realização de transplantes de coração, de fígado de rins e de córnea além do atendimento por meio da PB Saúde em cirurgias cardíacas, vascular e neurológica.
Discussion about this post