A Lei Federal n. 4769/65, que regulamentou a profissão de administrador, representa um marco histórico para o Brasil, completa neste domingo (9), 53 anos, com muitas razões para comemorar, segundo o presidente do Conselho Regional de Administradores da Paraíba, Geraldo Rosa. Ele enalteceu que, apesar de ainda jovem, a profissão ano a ano vem ganhando mais espaços em todos os segmentos de mercado, sendo a que mais tem crescido no País.
“Pela visão holística que recebem das Instituições de Ensino, os administradores, tecnólogos e técnicos de administração, estão preparados para atuar em cargos de direção, gerência, ou gestão em geral, em qualquer segmento da iniciativa privada, bem como nos serviços públicos em geral, pela excelência nos resultados proporcionados dessa mão de obra especializada”, declarou.
Mercado de trabalho exigente
Geraldo alertou a categoria para os desafios enormes que lhe são impostos pela grande rápida transformação que o mundo está passando, onde o mercado está cada vez mais exigente, a exigir profissionais de administração cada vez mais preparados, pois muitos cargos e funções tendem a desaparecer ou serem modificados.
“Cada vez mais terá lugar somente para os bons e melhores profissionais, aqueles que estão atentos e acompanhando as novas tecnologias e principalmente as modificações do mercado. Um papel preponderante deverá ser executado pelas Instituições de Ensino, com a atualizações da grade curricular oferecida aos tecnólogos e administradores, procurando saber se o estão ensinando é o que o mercado necessita e procura”, previu Geraldo.
Interiorização de ações
A interiorização de ações tem sido uma constante desde o início da atual gestão do CRA-PB, dois diretores fizeram um périplo por todas as cidades do Estado onde funcionasse um Curso de Administração ou Tecnólogo, visitando e abrindo as portas do Órgão para todos. Assim, além da Capital, estiveram em Bananeiras, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Os encontros, proveitosos, geraram eventos conjuntos nas referidas cidades, agora repetidos com ênfase neste mês de Setembro, considerado como Mês do Administrador. Outro marco histórico dessa gestão foi a implantação, com a ajuda do CFA, do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento, que tem proporcionado excelentes resultados, principalmente na comunicação entre Registrados e Conselho.
Fiscalização eficiente
Com esse novo sistema, intensificada a fiscalização, que se tornou com a ajuda da tecnologia, prospectiva, com notificação das empresas através do CNAE. De outubro de 2017 até o final de agosto passado, já foi ultrapassado o número de três mil notificações, com excelentes resultados de novos registros e abertura de vagas para RT (responsáveis técnicos). “Iniciamos também fiscalizações por meio do CRA-Itinerante sobre o exercício indevido da profissão, por profissionais não qualificados em cargos privativos da nossa profissão”, lembrou.
“Hoje são mínimos os deslocamentos e atendimentos personalizados e com isso os registrados Pessoas Físicas e Jurídicas podem acessar o nosso Sistema de qualquer parte do mundo, interagir e efetuar recadastramento, pagamentos de anuidades, taxas, etc., inclusive utilizando o cartão de crédito e ainda apresentar defesas, emitir certidões, tudo isso sem sair de casa ou da empresa”, afirmou.
Através de convênio com a Universidade Coorporativa da Administração, os administradores registrados adimplentes dispõem de mais de 150 cursos de educação a distância (EAD) gratuitos e para aqueles que não tiverem senha basta solicitar à gerência do Conselho.
Nesse contexto, também está sendo ofertado Curso de Mediação Empresarial e até o final do ano serão realizados Cursos de Perito Administrativo e de Administrador Judicial. Descontos especiais em vários segmentos constam no Clube de Vantagens, que podem ser conferidos no site www.crapb.org.br
Vasta experiência
Ainda aos 16 anos de idade, Geraldo começou a trabalhar como Office Boy e depois passou por vários cargos, dentre eles, auxiliar administrativo, supervisor, coordenador, gerente, diretor e presidente de um grande grupo empresarial. Um fator preponderante considerado em sua carreira foi o Curso de Administrador de Empresas concluído em 1976.
“Esse foi de fato um grande diferencial na minha vida. Hoje estou presidente de uma Autarquia Federal, mas todas as minhas ações, cobranças e soluções de problemas, trato-as como uma empresa privada, com foco nos resultados, atendimento e respostas rápidas aos registrados Pessoas Físicas ou Jurídicas”, concluiu, lembrando que desde sua posse em 2017 dá expediente todas as tardes, acompanhando o dia a dia do Conselho.
Assessoria
Discussion about this post