Equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho vão promover, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, uma caminhada ecológica no Jardim Botânico de João Pessoa. A atividade encerra a programação de ações alusivas à campanha ‘Setembro Amarelo’, da rede municipal de saúde, em prevenção ao risco de suicídio.
De acordo com a diretora-geral do Caps Gutemberg Botelho, Ana Karina Almeida, o serviço vem promovendo momentos de inclusão social e cuidado em saúde mental durante todo o ano. “Este será um momento especial de interação e contato do nosso público com a natureza, mas também realizamos o acompanhamento sistemático dos usuários, garantindo aos mesmos uma atenção humanizada, individualizada e integral”, destacou.
A atividade ainda contará com piquenique e momento de cuidados para usuários, familiares e trabalhadores do serviço, que terão acesso a práticas integrativas e complementares à saúde como massagens, relaxamento e auriculoterapia.
Setembro Amarelo – Durante todo o mês de setembro, os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram atividades alusivas à campanha, ofertando atividades esportivas, aulão de zumba, apresentações culturais, oficina de arte, terapia manual, contação de histórias, exposição virtual, palestras e rodas de diálogo abordando temas de saúde mental e prevenção ao suicídio.
Serviço – Dentro da política de promoção à saúde mental, a Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento em diversos serviços, formando uma rede de atenção psicossocial. Neste sentido, a assistência psicossocial acontece desde as unidades de saúde da família (USF), passando pelas consultas nas policlínicas, atendimento especializado no Centro de Referência do Cuidado à Vida e centros de atenção psicossocial (Caps), terapias alternativas nos centros de práticas integrativas e complementares (Cpics), atenção hospitalar e serviços de urgência e emergência como o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).
Discussion about this post