O Programa Cidadão Itinerante, gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano(Sedh), em parceria com o Instituto de Polícia Cientifica (IPC), realizou 4.076 atendimentos, em 13 municípios, durante a “Cidadania Democrática”, iniciativa realizada durante os dias em que ocorreram as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Nesse final de semana, foi atendida a população das cidades de Itabaiana e João Pessoa, onde foram realizadas 844 ações, sendo 428 em Itabaiana e 416 em João Pessoa.
O Programa Cidadão tem como objetivo levar ações para todo o Estado que garantam o exercício da cidadania, com emissão da documentação básica, necessária para assegurar o acesso a direitos fundamentais à população em situação de vulnerabilidade social. E disponibilizou nestes municípios os serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho Digital e fotos 3×4.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressalta o trabalho do Governo da Paraíba, por meio das ações do Programa Cidadão Itinerante, que percorre todos os municípios do Estado levando cidadania, como a emissão de documentos. “O Governo entendeu que, se colocar os serviços descentralizados em um único local, facilita para o cidadão ter acesso à documentação civil, que é a porta de entrada para as pessoas obterem seu primeiro emprego, os benefícios sociais, os seus direitos. Então unimos o Orçamento Democrático Estadual a uma ciranda de serviços em uma grande ação de cidadania que vai diretamente ao encontro das necessidades de quem mais precisa”, destacou.
A dona de casa Stephanne Patrícia Felipe dos Santos, residente no bairro de Mangabeira, esteve na manhã do último sábado (13) na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Mestre Sivuca. Acompanhada dos seus filhos, Stephanne emitiu as Carteiras de Identidade Nacional (CIN) de dois dos seus três filhos; e ainda utilizou os serviços de saúde disponíveis no local. “Essa ação é extraordinariamente muito boa. Com filhos pequenos, é difícil me descolar, e tendo os serviços no mesmo local, e próximo de casa, é maravilhoso”, afirmou.
Elk Yelina Lundgren Bezerra, residente em Mangabeira, foi outra que buscou os serviços ofertados do Programa. A comerciante elogiou o trabalho do Governo do Estado: “Vim emitir o RG. Esse trabalho é importante demais porque para os moradores fica muito mais fácil, não tem que pegar transporte para outro bairro, facilita muito”.
O coordenador do Programa Cidadão, Roberto Leite, lembrou que o Programa Cidadão mantém posto fixo no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
Discussion about this post